A CDU – Coligação Democrática Unitária tem sido a força política que, desde o início, e apesar de considerar prioritária a construção da linha Rubi do Metro do Porto, ligando a Casa da Música a Santo Ovídio, passando pelas Devesas, criticou a forma como foi lançado o programa da nova travessia do Douro, que contraria o que estava estabelecido no PDM do Porto então em vigor (que previa que esse atravessamento se fizesse a jusante da Faculdade de Arquitetura).

Fê-lo, sempre, perante o silêncio comprometido da maioria camarária, cujo Presidente só passados meses das críticas apresentadas pela CDU veio publicamente criticar a solução preconizada pela Metro do Porto.

Estando a decorrer, desde o dia 6 de Outubro o processo de discussão pública do Estudo de Impacto Ambiental, o Grupo Municipal da CDU propôs, no passado dia 27 de outubro, em sede de Comissão Consultiva de Apoio à Mesa da Assembleia Municipal, a convocatória de uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal para discussão do mesmo, sessão para a qual seria convidada a empresa Metro do Porto. Esta sessão foi inviabilizada pelo Movimento Rui Moreira, PS e PSD que, no entanto, manifestaram disponibilidade para uma reunião restrita de Deputados Municipais com a Metro do Porto. A CDU, aproveitando esta oportunidade, solicitou o agendamento dessa reunião, que se realizará no próximo dia 14 de novembro, pelas 17h no edifício da Câmara Municipal.

Entretanto, e constatando que nem a Metro do Porto, nem a Junta da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, nem a Câmara Municipal do Porto, convocavam quaisquer /sessões de apresentação do projeto e do seu estudo de impacto ambiental (ao contrário do que aconteceu, por exemplo, em Gaia), o Grupo Municipal da CDU realizou ontem uma sessão de auscultação sobre o tema no edifício das Junta de Freguesia de Massarelos.

Nesta sessão, em que estiveram presentes a Vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, o Deputado Municipal Rui Sá e os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, Casimiro Calisto e Delfim Sousa, contou com a presença de cerca de duas dezenas de moradores e empresários da zona da Rua do Gólgota, da Rua do Ouro e do bairro da Associação e Moradores de Massarelos.

No amplo debate efetuado foram recolhidos um conjunto de testemunhos que permitirão corporizar a participação escrita do Grupo Municipal da CDU no processo de discussão pública, pondo a nu, designadamente, o facto de o Estudo de Impacto Ambiental não referir nem preconizar medidas que acautelem os principais impactos negativos que a construção e funcionamento da ponte colocarão aos moradores e utilizadores daquelas zonas.

A CDU não pode deixar de referir, também, que foi na sequência da divulgação pública desta auscultação que a Metro do Porto convocou para a próxima 2ª Feira de manhã uma reunião com a Junta da União e Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, aberta a moradores da zona, para falar sobre o projeto… De igual modo, a CDU regista que, no dia em que se realizou a sua audição pública, o Senhor Presidente da Câmara decidiu, finalmente, tomar uma posição pública de crítica à forma como estão a decorrer as obras da linha Rosa.

Esta tomada de posição mostra que, como sempre a CDU tem afirmado (no que era contestada pelo Presidente da Câmara…), a Autarquia tem um papel fundamental a desempenhar na definição do traçado do metro (ou do metro bus) na cidade, bem como no planeamento e adoção das medidas mitigadoras do impacto das obras na cidade. Papel que a Autarquia não tem desempenhado e que agora, face aos recentes desenvolvimento, é obrigada a assumir (procurando “salvar a face”), procurando contudo desresponsabilizar-se pela actual situação.

A CDU defende a implementação destas importantes infraestruturas e continuará a pugnar pela sua célere execução, mas não deixará de, dentro das suas capacidades, ouvir e dar voz aqueles que são e serão, por elas afectadas, exigindo que a Autarquia exerça as suas responsabilidades neste processo.

Porto, 11 de Novembro de 2022
CDU – Coligação Democrática Unitária