PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO: Criação da Casa das Associações

Na reunião extraordinária da Assembleia Municipal do Porto de 7 de Novembro de 2022, sobre políticas culturais a CDU apresentou uma proposta de recomendação para a criação da Casa das Associações. Esta proposta foi reprovada pelos votos contrários da maioria do grupo de Rui Moreira.

PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO: Criação da Casa das Associações

Considerando que:

1. O Movimento Associativo Popular desempenhou ao longo da sua história e desempenha actualmente, um importante papel na criação e fruição cultural das populações, bem como no progresso da nossa cidade, na sua coesão e no seu desenvolvimento social.
  2. As associações culturais e desportivas de base popular continuam apesar das acrescidas dificuldades a trabalhar para promover na cidade espaços de inclusão, de crescimento saudável das crianças e jovens, de solidariedade e diversidade.

E tendo em conta que:

1. O Movimento Associativo Popular é um sector muitas vezes negligenciado, facto que os efeitos da pandemia vieram demonstrar levando ao encerramento de muitas colectividades.
  2. O desemprego, a precariedade, os baixos salários e pensões agravam as condições de vida das populações com repercussões negativas na sua participação na vida associativa.
  3. Os preços do arrendamento dos imóveis – devido à especulação imobiliária e mercantilização da cidade – têm um peso desproporcional no orçamento das Colectividades.

A Assembleia Municipal do Porto, reunida a 7 de Novembro de 2022, delibera recomendar à Câmara Municipal do Porto:

1. A criação da “Casa das Associações” que seja sede para as mais variadas Associações, num espaço de solidariedade e partilha, com recursos para que seja possível concretizar as mais diversas actividades, teatrais, musicais, desportivas ou infantis, requalificando/adaptando para o efeito um edifício Municipal ou do Estado.
  2. A criação de um gabinete de Apoio ao Associativismo que facilite o contacto entre o Município e as várias Colectividades.

Porto, 6 de Novembro de 2022
O Grupo Municipal da CDU – Coligação Democrática Unitária na Assembleia Municipal do Porto