Sobre o anunciado “acordo” entre o PSD e o Movimento de Rui Moreira

Comentário da CDU – Cidade do Porto face ao anunciado “Acordo” estabelecido Entre o PSD e o Movimento de Rui Moreira Para a “Governabilidade” da Câmara Municipal do Porto

1. Face ao anunciado “acordo” estabelecido entre o PSD e o Movimento de Rui Moreira para a governação da Câmara Municipal do Porto, a CDU – Coligação Democrática Unitária da Cidade do Porto, perante as solicitações da comunicação social para o comentar, torna pública a seguinte posição:Hoje são mais os aspetos desconhecidos do que os conhecidos no “acordo” agora estabelecido entre o PSD e o Movimento de Rui Moreira, que apenas tem um dado concreto; a apresentação da candidatura de Sebastião Feyo de Azevedo à presidência da Assembleia Municipal do Porto, com o apoio do Movimento de Rui Moreira, bem como a garantia da aprovação do Orçamento Municipal para 2022 por parte do PSD;

2. Este facto demonstra, por um lado, a completa incoerência do PSD que, ainda há semanas, “jurava” a sua oposição a Rui Moreira, tendo o próprio Rui Rio “considerado que seria “muito mau” que este deixasse a Câmara Municipal do Porto pela “porta pequena” devido ao processo Selminho e que “estava feito com o PS”.

3. Por outro lado, mostra como Rui Moreira não hesita, mais uma vez, em fazer cair, desamparados, os seus apoiantes (veja-se o que se passou com Daniel Bessa e o PS no mandato anterior, com o seu diretor da campanha de 2017, Nuno Botelho, com o seu Chefe de Gabinete, Nuno Santos, com os vários presidentes de junta de freguesia, com a 1ª Secretária da Mesa da Assembleia Municipal, Paula Ribeiro de Faria). Efetivamente, a forma como agora “descarta” o Presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, mostra que, afinal, o “independente” Rui Moreira não olha a meios para atingir os seus fins.

4. Em particular, este é um sério aviso ao CDS, nitidamente despromovido relativamente ao agora parceiro PSD.

5. A CDU considera que este “acordo”, longe de garantir estabilidade, vai acentuar as divisões no interior do Movimento de Rui Moreira e do PSD, cujas consequências se constatarão mais cedo ou mais tarde.

6. A CDU considera, também, que este “acordo” não é positivo para a cidade e a sua população, permitindo a Rui Moreira manter as caraterísticas mais negativas da sua governação, tão criticada pelo PSD.

7. A CDU, independentemente deste “acordo”, mantém a sua posição de analisar, com sentido de responsabilidade, as diferentes propostas, votando as mesmas conforme a análise que fizer do seu conteúdo, e não abdicará de continuar a apresentar as suas propostas, em consonância com o programa que apresentou aos Portuenses, batendo-se pela sua aprovação e continuando a procurar dar voz a quem não a tem.