Propostas da CDU apresentadas na reunião de Câmara de 5 de Abril

Na reunião de Câmara realizada no dia 5 de Abril a CDU apresentou uma proposta de recomendação sobre o monumento aos ex-militares na guerra colonial para a mudança do nome previsto inicialmente. A proposta da CDU era a que o monumento a construir se passasse a designar como “Monumento aos Povos Vítimas da Guerra Colonial”, de forma a que fosse mais inclusivo, reconciliando todos os povos vítimas deste episódio histórico. Esta proposta foi rejeitada com votos contra do Movimento de Rui Moreira e do PSD, registando-se ainda a abstenção de 3 vereadores do PS e dois votos a favor da vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, e da vereadora Maria João Castro, do PS. (ver proposta anexa).

A vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, questionou a Câmara sobre o Ramal de Alfandega, ao que o Presidente da Câmara informou que a discussão pública se vai iniciar este mês de Abril.

Foi ainda abordado o processo relativo aos terreno da estação ferroviária da Boavista e da sua cedência ao El Corte Inglês. Na sequência da audição na Assembleia da República aos responsáveis das Infraestruturas de Portugal e ao Ministro das Infraestruturas e Habitação e da informação que deram aos deputados do PCP, que não receberam da Câmara Municipal do Porto a proposta de recomendação da CDU, aprovada no Executivo Municipal, a CDU questionou nesta reunião o Executivo Municipal sobre o motivo de não ter sido enviada. Foi esclarecido que a recomendação da CDU de 2019 foi enviada ao governo e que o atual ministro responsável pela IP quer manter o “negócio” com o El Corte Inglês. Por sua vez, a Câmara Municipal do Porto, com a oposição da CDU, quer ceder ao El Corte Inglês os terrenos que seriam para zona verde e outros equipamentos, em troca de uma compensação cujas taxas estarão em discussão no âmbito da revisão do PDM.