A CDU Cidade do Porto lamenta novo incêndio na idade em edifício devoluto e de potencial interesse municipal

A CDU lamenta o incêndio que deflagrou esta madrugada na antiga estação ferroviária da Boavista, edifício/terreno que tem estado envolto na polémica aprovação do PIP para a construção de uma grande superfície comercial no local.

As preocupações dos movimentos que se uniram na defesa de uma outra ocupação deste espaço público e pela defesa do património ferroviário em questão, motivaram um pedido de classificação municipal do edifício, entregue por este grupo de cidadãos, que a CDU acompanha, defende e tem dado voz.

É de condenar não só a aprovação de um PIP para a construção de uma grande superfície comercial, sem que tenham sido garantidas todas as tentativas de reversão do contrato de promessa de compra e venda, conforme proposta apresentada pela CDU e aprovada por unanimdade ,e sem que se tenha dado andamento ao pedido de classificação municipal, num edifício de reconhecido valor histórico e patrimonial.

Um incêndio no edifício em questão e com todos estes contornos, sendo acidental ou intencional, evidencia a negligência do Governo para com o património público, neste caso das Infraestruturas de Portugal, dado que até Outubro de 2020, pelo que é noticiado, ainda não tinha ultimado o negócio com a cadeia espanhola. Até ao momento desconhecemos os contornos deste negócio, dado que o Governo ainda não respondeu ao requerimento do grupo parlamentar do PCP a solicitar informações.

Sobre suspeitos incêndios, a CDU defendeu já anteriormente, que os incêndios nos edifícios devolutos, mesmo não tendo vítimas, devem ter também uma investigação criminal prioritária, pois estão associados muitas vezes, como aconteceu com a antiga Casa de Almeida Garrett, a grandes perdas patrimoniais e potenciais riscos para a população e envolvente.

Print Friendly, PDF & Email
Share