Proposta de classificação do Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular aprovada por unanimidade

Foi aprovada por unanimidade, na última reunião da CMP, a proposta de recomendação apresentada pela CDU visando iniciar o processo de classificação do Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, na Praça Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista) como Monumento de Interesse Municipal..

Proposta de Recomendação

Classificação do Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular

Considerando que:

– O Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular é uma das obras mais emblemáticas da cidade do Porto. É um elemento identificador e estruturante da Praça Mouzinho de Albuquerque, mas também uma das referências simbólicas da cidade do Porto.

– Este monumento foi pensado para a Praça Mouzinho de Albuquerque em 1908, na sequência do plano de comemorações da vitória portuguesa na Guerra Peninsular, e inserido numa nova dinâmica que tornava esta zona como um novo centro financeiro e comercial do Porto.

– A obra foi concebida e iniciada por José Marques da Silva (projecto de arquitectura) e de Alves de Sousa (obra de escultura), vencedores do concurso público. Com dificuldades de financiamento e a morte dos projectistas a meio do empreendimento (Marques da Silva em 1947 e Alves de Sousa em 1922), o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular só ficou completo em 1952, concluído sob direção dos arquitectos Maria José Marques da Silva e David Moreira da Silva (filha e genro de José Marques da Silva) e dos escultores Henrique Moreira e Sousa Caldas.

– Este Monumento destaca-se também pela sua grandiosidade artística, seja pelas linhas de movimento com os gestos das figuras e a posição dos equipamentos bélicos, seja pela combinação dos elementos em bronze e em pedra, pela verticalidade do monumento e pela escala perfeitamente adequada à dimensão da praça e à topografia do local.

Assim a CDU, em reunião da Câmara Municipal do Porto, de 7 de dezembro, propõe recomendar:

1. A classificação como monumento de interesse municipal do Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular da praça Mouzinho de Albuquerque;
  2. A sua classificação como monumento de interesse nacional às entidades competentes.

Porto, 27 de novembro de 2020

A vereadora da CDU