Sobre a vista à Zona das Eirinhas

Uma delegação da CDU incluindo a vereadora Ilda Figueiredo visitou esta manhã a zona das Eirinhas, na Freguesia do Bonfim, onde contactou moradores e membros de colectividades e ouviu as inúmeras queixas relativas ao esquecimento da zona e ao não cumprimento do avanço do projecto de urbanização apresentado no local há cerca de quatro anos pelo executivo anterior e com o actual Presidente da CMP. Trata-se de saber quando avança a construção de habitações do projecto do Fundo do Aleixo, quando se constroem as novas vias e o novo pavilhão gimnodesportivo, quando se limpa toda a zona e se mudam as canalizações de água pela empresa municipal Águas do Porto, dado que os moradores vivem permanentes cortes de água por avarias e rebentamentos de condutas.

A CDU deu a conhecer as propostas aprovadas recentemente no executivo municipal sobre o projecto denominado por “Prolongamento da Rua das Eirinhas” que visa completar a rede viária existente no local, o que permitirá melhorar significativamente a acessibilidade e a circulação na área de intervenção, dotando a área circundante de um conjunto de arruamentos situados no prolongamento da Rua das Eirinhas, de que resulta uma ligação entre esta e a Rua das Goelas de Pau, bem como o reperfilamento da Travessa de Gomes Leal e de um troço da Travessa das Eirinhas. Segundo o actual vereador do urbanismo, “o traçado proposto surge na sequência do futuro arruamento, paralelo à Rua de Gomes Leal, que se consubstancia na concretização da via prevista no Plano Director Municipal e irá contribuir para estruturar urbanisticamente esta zona da cidade”.

Mas não há ainda qualquer data prevista para as obras começarem e os moradores chamam a atenção para a degradação do local, incluindo dos terrenos e construções degradadas que são do município, o matagal que cerca tudo e é um perigo para a segurança dos moradores, dada a época de verão, com criação de bicharada e propagação de incêndios.

Os moradores chamam igualmente a atenção para o lixo acumulado no túnel pedonal e pretendem o seu encerramento por não se justificar actualmente a sua existência.

A CDU irá levantar estas questões nos órgãos onde participa (Câmara Municipal; Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia) e procurar que avancem com a maior brevidade.