CDU apresenta propostas de combate à toxicodependência

Na Assembleia Municipal realizada no passado dia 7 de Julho a CDU apresentou uma proposta de recomendação sobre medidas que são necessárias tomar para reduzir a incidência da toxicodependência na cidade do Porto. Esta proposta foi apresentada na discussão dum ponto da ordem de trabalhos sobre a criação na cidade do Porto duma sala de consumo assistido de drogas, que foi agendado potestativamente pelo Bloco de Esquerda. Durante este debate a CDU manifestou dúvidas relativamente à oportunidade e necessidade da criação duma unidade deste tipo porque a maioria dos técnicos especializados nesta área e que tinham sido consultados na discussão pública preliminar não a considerou prioritária e que a montante haviam outras necessidades mais urgentes.

Na proposta apresentada a CDU propunha que se exigisse do governo a execução das seguintes acções:

• Reversão da extinção do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) .
  • Contratação dos técnicos necessários para garantir o funcionamento e o quórum das Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência.
  • Reforço dos meios humanos das Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência.
  • Criação de um gabinete de apoio e abrigo temporário na zona oriental da cidade do Porto, com capacidade para albergar pessoas em situação de emergência social num contexto de dependência de drogas.
  • Acautelar que as valências do Centro de Terapêutica Combinada (CTC) sejam garantidas e até reforçadas no quadro do processo em curso de transferência dos serviços actualmente em funcionamento nas instalações do Hospital Joaquim Urbano.
  • Garantir que as instalações do Hospital Joaquim Urbano continuarão a ser utilizadas no quadro do Serviço Nacional de Saúde.

Propunha-se ainda que a Câmara Municipal do Porto fizesse um estudo diagnóstico sobre a situação na cidade do Porto.

A maioria dos deputados da Assembleia Municipal, nomeadamente dos grupo do Porto nosso Partido/ Rui Moreira, do PS e do PSD rejeitaram a proposta de recomendação da CDU.
Ler aqui o texto integral da proposta: TXPROCDU_Combate Toxicodependencia_20160627 (1)