CDU defende urgência da reabilitação das zonas das Eirinhas (Bonfim)

No dia 1 de Março o vereador da CDU na Câmara Municipal do Porto, acompanhado de outros eleitos da CDU na Assembleia Municipal e na freguesia do Bonfim, visitaram a zona das Eirinhas. Esta é uma antiga zona operária, onde ainda subsistem numerosas “ilhas” e que cresceu nos finais do século XIX junto às numerosas fábricas que existiam nesta zona da cidade nessa época. As más condições de salubridade que já existiam nessa época nestas “ilhas” operárias foram-se agravando com o tempo até chegar à situação actual completamente inadmissível em pleno século XXI.
Durante esta visita os eleitos da CDU puderam constatar as condições deploráveis em que ainda vivem muitos portuenses, nomeadamente nas ilhas e pequenos bairros existentes nesta zona, entre a Avenida Fernão de Magalhães e o Hospital Joaquim Urbano (Travessa e Rua das Eirinhas, Ruas Gomes Leal e Barros Lima). Muitas casas devolutas e algumas ruínas, a que se juntam problemas de saneamento deficiente. Apesar das más condições de habitabilidade destas habitações, algumas delas são arrendadas com rendas superiores a 200 euros, coexistindo com muitas casas devolutas, outras degradadas com dimensões exíguas e muitas pessoas ainda a viverem sem infraestruturas de saneamento básico.
Durante esta visita os eleitos da CDU constaram a grande degradação da zona das Eirinhas e defenderam a urgência da sua reabilitação, no âmbito do plano de pormenor da avenida Fernão de Magalhães.
Como afirmou o Vereador da CDU, Pedro Carvalho, “está em elaboração o plano de pormenor da avenida de Fernão de Magalhães e o que estamos à espera é que se venha também a intervir sobre toda esta área, no sentido não só da sua integração no tecido urbano, mas também da reabilitação e regeneração de alguns dos bairros operários e ilhas que existem aqui há muito tempo”, defendendo que a zona das Eirinhas deveria ser uma prioridade numa intervenção de reabilitação urbana.
A CDU defende que, independentemente da estratégia camarária, seja criado pela administração central um instrumento financeiro adequado e legislação que permita agilizar os processos de regeneração ou erradicação das ilhas e núcleos habitacionais similares existentes na cidade do Porto. A situação das “ilhas” é muito diversificada e enquanto alguns bairros e ilhas precisam de ser erradicados, há outros que podem ser regenerados e reabilitados, numa lógica de preservação das comunidades locais da cidade. Paralelamente, é importante ter dentro da cidade casas e rendas com custos controlados que permitam o seu repovoamento da cidade, estancando a deslocação da população residente para os concelhos periféricos.
Os eleitos da CDU irão levar estas situações à próxima reunião de Câmara e propor soluções para a sua resolução.

Print Friendly, PDF & Email
Share