PCP solidário com a luta dos moradores dos bairros do IHRU

Centenas de moradores dos bairros do IHRU oriundos do Porto, Guimarães e Viana do Castelo protestaram junto à sede do instituto no Porto contra os aumentos brutais e repentinos das rendas que estão a ser aplicados, contra a falta de obras de manutenção das habitações e a nova legislação sobre habitação social imposta pelos partidos do Governo, que, entre outros elementos negativos, procura precarizar o usufruto de habitação social.

Durante a acção de protesto vários moradores deram a conhecer situações concretas de aumentos de rendas, que chegam a atingir valores na ordem 1000%, e de bairros que não recebem obras de manutenção há várias décadas.

Foi aprovada por unanimidade e entregue à Direcção do IRHU uma moção que reclama do Governo a suspensão dos aumentos das rendas e a realização de obras e do Presidente da República o veto à nova legislação sobre habitação social.

Nesta iniciativa este presente o Deputado do PCP Jorge Machado, que manifestou solidariedade com a luta dos moradores dos bairros sociais e reafirmou o compromisso do PCP em continuar a intervenção nos planos político e institucional em defesa do direito constitucional à habitação.

28 Novembro de 2014