Candidatura da CDU à Câmara do Porto reúne com o Reitor da Universidade do Porto

A candidatura da CDU foi recebida na Reitoria da Universidade do Porto na manhã de 13 de Junho, para uma reunião com o Reitor Prof. Dr. José Carlos Diogo Marques dos Santos. A delegação da CDU, constituída por Pedro Carvalho, Vereador e candidato à Câmara do Porto e pelo escritor e professor do ensino superior, José António Gomes, apresentou o projecto de desenvolvimento da CDU para o Porto no âmbito estratégico de uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto e a Universidade, focalizando sinergias que favoreçam as duas Instituições.

Pedro Carvalho deu como exemplo três propostas neste sentido: um programa de bolsas de investigação apoiado pela CMP, tendo em vista a parceria em projectos com interesses para o desenvolvimento da cidade; a elaboração de um programa de estágios curriculares em serviços municipais por alunos da Universidade do Porto, integrados num restrito âmbito de colaboração entre as duas entidades em algumas áreas específicas; e uma parceria na gestão do património edificado da câmara que pudesse em pequenos núcleos e dispersos na cidade dispor de residências para estudantes universitários, permitindo uma maior integração dos mesmos na cidade e nas suas populações, ao mesmo tempo que se contrariava a desertificação da malha central da cidade.

Foram também manifestadas preocupações por parte da CDU, no que toca à redução significativa do Orçamento de Estado no Ensino Superior, que dificulta a manutenção da qualidade de ensino das nossas Universidades. Também a crescente dificuldade económica dos portugueses, o desemprego ascendente, os aumentos de impostos e diminuição da acção social, torna hoje mais difícil o acesso ao Ensino Superior provocando uma regressão acentuada na frequência de Cursos Universitários. Assiste-se ao mesmo tempo a um discurso generalizado que insiste na sua transformação em ensino profissionalizante e por sua vez elitista, que coloca em risco a formação sólida de base dos estudantes universitários e o democrático acesso ao Ensino Superior.

Print Friendly, PDF & Email
Share