A CDU visita o Sport Progresso por ocasião do seu 105º Aniversário

A CDU no dia 12 de Junho o Clube Sport Progresso, que faz este ano 105 anos, assumindo-se como o terceiro clube mais antigo da Cidade do Porto.

O objectivo era conhecer a realidade actual em que o clube se encontra e apresentar as ideias e propostas da CDU para a área do associativismo popular. Para a CDU é claro que o movimento associativo e as colectividades enfrentam neste momento grandes dificuldades e a par da desertificação que a cidade sofre, existe também uma perda gradual dos seus clubes. Esta imagem contrasta fortemente com a riqueza de associativismo que sempre caracterizou a cidade do Porto.

Por isso, para a CDU é preciso inverter o rumo, desenvolvendo parcerias com as forças vivas da Cidade, estabelecendo com elas um contacto permanente, garantindo condições para a dinamização do movimento associativo e popular. Ligado a esta ideia existem 3 pilares que são chave para a CDU:

– criar uma plataforma aberta entre a C.M.P. e as colectividades, porque hoje não existe uma relação directa entre a Câmara e as estruturas associativas;

– criar um programa de apoio camarário, estruturado, com a duração de 4 anos do mandato, a que as associações se teriam que candidatar para receber apoio por determinada actividade que exerciam

– aproveitar espaços da Câmara para serem usados como espaços físicos das associações e colectividades, tendo em conta esta dificuldade que existe de muitas estruturas não terem sede própria ou a que têm não ter condições.

Só assim será possível criar condições para que o movimento associativo e popular renasça na cidade, só assim será possível inverter o actual rumo, só assim será possível mudar o Porto!

[cincopa A4GAePLehYNk]