A CDU do Porto vai apresentar em reunião de Câmara 14 propostas para o sector do turismo na cidade

A Coligação Democrática Unitária (CDU), através do vereador Pedro Carvalho, vai propor em reunião de Câmara, em Setembro, a definição de uma “política estratégica e integrada de turismo”, em colaboração com o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Entre várias outras ideias, a CDU recomenda que sejam tomadas “as diligências necessárias para estabelecer uma comissão intermunicipal com o município de Vila Nova de Gaia, com vista à promoção de ações conjuntas que reforcem a marca Porto”.

A CDU propõe, ainda, que sejam estabelecidos protocolos com a Universidade do Porto para promover, também, o turismo científico e que se avance com uma campanha externa para internacionalizar a Festa Popular do São João, com o apoio do TPNP e da AICEP, criando-se relações com “outras cidades que têm festas são-joaninas, como Barcelona”.

A aposta da CDU passa pelo reforço da oferta cultural da cidade, com a definição de uma estratégia para o Teatro Municipal Rivoli, em ligação com os meios culturais da cidade, bem como com a requalificação dos Caminhos do Romântico.

A certificação do sector da restauração é também uma das recomendações patentes no documento da CDU, sugerindo-se que a Porto Lazer crie um ciclo “anual, bimensal, de mostras gastronómicas”.

Além disso, a CDU pretende ver aprovada uma proposta de “elaboração de um relatório até ao final de 2012 sobre a posição da oferta turística do Porto”.

A CDU na Câmara do Porto denunciou a falta de uma “estratégia coordenada” da autarquia no turismo da cidade e defendeu a “urgente” descida do IVA no setor da restauração, que atravessa “extremas dificuldades”.

Ler aqui o texto integral das propostas da CDU para o Turismo [Link]

Print Friendly, PDF & Email
Share