CDU apresenta propostas para melhorar a situação dos sectores da Hotelaria, Restauração e Turismo

Tendo em conta a importância crescente que os sectores da Hotelaria, Restauração e Turismo desempenham no tecido económico da cidade do Porto, a CDU tem vindo a realizar um conjuntos de audições juntos dos principais representantes desse sector, No passado dia 27 de Julho reuniu-se com a direcção da APHORT (Associação Portuguesa de Hotelaria e Turismo), estando já agendada para o dia 3 de Agosto reuniões com a AHRESP (Associação de Hotelaria, Restauração e Similares do Norte de Portugal) e com o Sindicato de Hotelaria do Norte. Entre os vários problemas que asfixiam este sector destaca-se a alteração do regime de IVA aplicado à hotelaria e restauração que tem tido consequências muito negativas sobre esta actividade.

Na sequência dessas audições o vereador da CDU, Pedro Carvalho, apresentou uma proposta de recomendação com um conjunto de propostas para a dinamização deste importante sector económico da cidade. Nesta proposta pedia-se à CMP que pugnasse junto do Ministro das Finanças para que em sede de discussão do Orçamento de Estado para 2013, a taxa de IVA no sector da alimentação e bebidas seja reposta nos 13%. Este ponto foi rejeitado pelos votos contra da coligação PSD/ CDS-PP. Outros pontos da proposta, nomeadamente a solicitação ao Ministério da Economia a adopção de medidas que permitam responder às necessidades actuais do sector, nomeadamente ao nível do financiamento e do acesso ao crédito, foram aprovados por unanimidade.

Ler aqui o texto integral da proposta sobre a Hotelaria e Restauração