Porto de Leixões: pela gestão pública integrada da rede portuária nacional

No passado dia 15 de Fevereiro, a Direcção daOrganização Regional do Porto do PCP, em conferência de imprensa, alertou para o perigo para o país e para região Norte, da proposta de constituição duma holding centralizada dos portos nacionais, como pretende o Governo a reboque do Pacto de Agressão ao País feito pela Troika.

Para o PCP “a perspectiva de constituição de uma holding para proceder à gestão de todos os portos, incluindo do porto de Leixões, insere-se no objectivo de entrega destes equipamentos estratégicos para a economia nacional a grandes grupos económicos”. No entanto, conforme denuncioua DORP do PCP “as direcções locais do PS, do PSD, do CDS, e também do BE, defendem soluções que – directa ou indirectamente – conduzem à privatização do porto de Leixões, na medida em que preconizam opções de gestão que abrem a porta para a uma espécie de “privatização local”.

Desta forma. mais do que debater a forma de gestão, impõe-se um debate sobre a natureza da propriedade e do carácter da gestão do porto de Leixões e da rede nacional de portos, mas salientando a importância estratégica das estruturas portuárias se manterem no sector público.

A DORP do PCP alertou ainda para as movimentações de lobbies económicos, que encontram na Junta Metropolitana do Porto e em vários presidentes de Câmara do PSD e do PS os seus porta-vozes políticos, em apologia da gestão conjunta “regional” do porto de Leixões e do Aeroporto do Porto. Esta reclamação, por detrás da demagógica argumentação pseudo-regionalista, é uma autêntica afronta aos interesses da região que visa favorecer grupos económicos privados em detrimento do interesse da região e do país.

A DORP do PCP conclui assim que “se há uma evidência na análise da situação do porto de Leixões e do Aeroporto do Porto, é que a propriedade e gestão pública destes equipamentos, traz inequívocas vantagens”.

Também no passado dia 13 de Fevereiro, realizou-se uma reunião da Assembleia Municipal a pedido do PS, onde a CDU apresentou uma moção e o eleito da CDU na Asembleia Municipal Belmiro Magalhães fez uma intervenção referindo a importância da manutenção do Porto de Leixões no sector público. A moção apresentada pela CDU foi rejeitada pelos votos negativos do PSD e do CDS-PP.

Ler também:

Texto integral da conferência de imprensa da DORP

Texto integral da intervenção da CDU na Assembleia Municipal

Moção apresentada pela CDU

Print Friendly, PDF & Email
Share