PCP questiona Governo sobre as alterações que hoje entram em vigor na rede da STCP

A STCP tenciona neste dia suprimir um conjunto de linhas e reduzir drasticamente horários de muitas carreiras que actualmente servem a população do distrito do Porto.

Esta medida é mais uma inaceitável redução na qualidade do serviço público que a STCP deve prestar e implicará um sério prejuízo para os utentes.

ver pergunta na Assembleia da República

Acresce que estas alterações estão em contradição com a suposta missão da empresa em prestar “um serviço de transporte público urbano de passageiros na Área Metropolitana do Porto”, como se pode inferir pelas consequências que delas resultam:

A antecipação do fim do serviço nocturno para as 24h00 impede a sua articulação com o serviço de outros operadores, nomeadamente do metro ligeiro, que funciona até à 01h00.

A redução de frequência num número significativo de linhas, a supressão de viagens e o encurtamento de algumas linhas do serviço nocturno, deixa as populações afectadas sem qualquer tipo de transporte público entre as 00h00 e as 05h30.

A extinção de 2 linhas e a reformulação de percurso em 9 linhas reduz substancialmente o anel, e respectivo sistema radial, coberto pela rede da madrugada.

A adopção, em maior escala, de frequências assimétricas nas horas de ponta do serviço diurno aumentará a sobrelotação das viaturas.

A progressiva concentração da oferta da STCP no serviço diurno configura uma lógica economicista muito próxima da dos operadores privados: o que dá lucro mantém-se o que dá prejuízo extingue-se!

Por este motivo, o Grupo Parlamentar do PCP questionou hoje na Assembleia da República o actual Governo PSD-CDS sobre o seu conhecimento desta situação e se concorda com esta grave redução do serviço público prestado pela STCP, perguntando também, se estas medidas se enquadram na estratégia de privatização daquela empresa.

A DORP do PCP reafirma a necessidade de uma política de transportes alternativa para o país e para a região – que inverta o rumo das actuais políticas que levam à degradação da qualidade de vida das populações – e reclame medidas de reforço dos serviços públicos em contradição com os presentes objectivos de privatização das empresas públicas de transportes.

O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP

Print Friendly, PDF & Email
Share