Fracasso do projecto para o Mercado do Bolhão: A maior derrota política do mandato de Rui Rio

A desistência do projecto de descaracterização do Mercado de Bolhão e a consequente extinção do contrato celebrado entre a TCN são uma pesada derota política para Rui Rio, que se tinha fortemente empenhado nete projecto. Partindo dum programa arquitectónico e funcional que não respeitava a função principal deste mercado, não salvaguardava os direitos dos seus utilizadores e não respeitava o património arquitectónico deste emblemático edifício portuense, Rui Rio empenhou, apesar duma generalizada oposição a este projecto, toda a sua “teimosia política” na sua concretização.

A Câmara do Porto anunciou no dia 17 de Setembro que decidiu anular a adjudicação da requalificação do Mercado do Bolhão à TCN, justificando a decisão com um “grave incumprimento dos compromissos” que a empresa assumiu com o município. Segundo o vereador do Urbanismo, Lino Ferreira, que anunciou a decisão, a ruptura é “definitiva”, acrescentando que na próxima reunião do executivo camarário, a 23 de Setembro, será apresentada uma proposta formal para ser declarada “sem efeito a adjudicação do contrato à TCN”.
Para Rui Sá, o facto de ter sido o vereador do Urbanismo a fazer este anúncio representa um “acto de cobardia política de Rui Rio”. “Quando foi apresentada a solução, foi Rui Rio que apareceu, mas quando a solução fracassou não deu a cara e mandou o vereador Lino Ferreira sózinho tentar disfarçar os prejuízos”, frisou.
Conforme afirmou o vereador da CDU “a decisão de anular a adjudicação da requalificação do Mercado do Bolhão à TranCroNe (TCN) é a “maior derrota política” do presidente da autarquia neste segundo mandato como presidente da Câmara do Porto, porque foi ele que apresentou este projecto como sendo a solução ideal para resolver o problema do Bolhão” classificando esta atitude como “cobardia política”. Rui Sá acrescentou ainda que é também “a derrota do modelo que o PSD/PP quis impôr ao Porto, apesar da oposição de grande parte da cidade. Não foi solução e agora, passados três meses, voltamos à estaca zero”.
O vereador comunista acrescentou esperar que “Rui Rio saiba tirar as devidas ilações da derrota de um modelo de reabilitação que iria destruir o Bolhão como símbolo da cidade do Porto”. “Apelo a que a reabilitação do Mercado do Bolhão mantenha o espaço como local de comércio tradicional e seja financiada com dinheiros públicos, seja do orçamento de Estado, seja de fundos comunitários”, afirmou.

Print Friendly, PDF & Email
Share