Conflito entre Rio e Menezes põe em causa o desenvolvimento da Área Metropolitana do Porto

 Os vereadores da CDU nas Câmaras do Porto e Gaia encontraram-se, no passado dia 11 de Maio, a meio da Ponte do Infante para exigir que os presidentes das duas autarquias ponham os interesses da população acima dos desentendimentos pessoais.

“Não temos nada a ver com as questões pessoais que os dividem [Rui Rio, presidente da Câmara do Porto e Luís Filipe Menezes, presidente da Cãmara de Gaia], mas não podemos aceitar as consequências dramáticas desse desentendimento para a afirmação da Área Metropolitana do Porto”, disse Ilda Figueiredo, vereadora na Câmara de Gaia.

Ao lado de Rui Sá (Porto), Ilda Figueiredo apontou um conjunto de projectos em diversas áreas – mobilidade, acessibilidade, urbanismo, ambiente, cultura e turismo – que têm sido prejudicadas por este “voltar de costas” entre os presidentes sociais-democratas do Porto e Gaia.

“Há um conjunto de projectos que têm sido apresentados isoladamente pelos autarcas que nunca se concretizam por falta de diálogo. Ambos têm de mostrar que têm sentido de estado”, frisou Ilda Figueiredo.

Os vereadores da CDU entendem que “este é o momento certo” para apresentarem propostas ao Governo com vista a obter um financiamento comunitário, que “em alguns casos poderá ir até aos 85 por cento”.

“É imperdoável, se não conseguirem, no âmbito do QREN, um financiamento para um conjunto de projectos fundamentais para a região”, disse Ilda Figueiredo, destacando investimentos relativos à recuperação e construção de pontes entre as duas cidades e à reabilitação urbana das duas margens.

“Quem não se lembra do projecto da ponte pedonal apresentado pelo presidente da Câmara de Gaia, até fez manchete nalguns jornais. Passaram-se anos e o assunto foi esquecido”, frisou.

Este “era um investimento importante para as duas cidades, assim como a recuperação da Ponte D. Maria. Sabemos que há uns anos a REFER apresentou uma proposta, mas a dificuldade de diálogo entre os dois autarcas levou a que nunca se concretizasse”, lamentou.

Os vereadores comunistas anunciaram que irão propor nas próximas reuniões das câmaras de Gaia (segunda-feira) e do Porto (terça-feira) que seja agendado um encontro entre as duas autarquias para apreciar problemas conjuntos e estudar soluções.

“A afirmação da Área Metropolitana do Porto não é efectiva se os dois continuarem de costas voltadas”, frisou Ilda Figueiredo.

“Prometemos voltar aqui ou a outro local para, mais uma vez, denunciar esta situação, caso os interesses da população não sejam colocados à frente de questões pessoais”, acrescentou Ilda Figueiredo.

 

Print Friendly, PDF & Email
Share