Casas do PER das Fontaínhas continuam devolutas há mais de 6 meses

 

 Lançada em 2001 no âmbito do Plano Especial de Realojamento (PER), a obra de construção dos conjuntos habitacionais das Fontaínhas e da Lapa está concluída há mais de dois meses. No entanto a Câmara Municipal do Porto ainda não iniciou nenhum processo no sentido de vir a curto prazo a atribuir as casas a novos residentes. São assim 87 fogos novos que continuam devolutos numa cidade em que existem carências gritantes no âmbito da habitação e numerosas famílias a viverem em condições insalubres e degradantes.

Para alertar para esta situação Rui Sá, vereador da CDU, acompanhado por eleitos e activistas da CDU das freguesias do Bonfim e da Sé, visitou no passado dia 10 de Março a obra do PER das Fontaínhas. A CDU considera incompreensível que este processo esteja “congelado” pela CMP uma vez que se já foi atribuída neste espaço uma loja para sede da Federação Concelhia das Associações de Pais, isto significa que o bairro já deverá ter as condições necessárias à sua habitabilidade. Sobre este assunto, Rui Sá, disse temer que “Rui Rio esteja a adiar a entrega só para ficar mais próxima das eleições, alegando que ainda faltam acabamentos. Mas como podem faltar acabamentos se uma das lojas já foi entregue à federação concelhia da associação de pais do Porto?”

A CDU exige ainda que os critérios de atribuição destas casas sejam da máxima transparência ao contrário do que tem sido a prática habitual do Pelouro da Habitação em que os critérios têm variado muito, de acordo com as conveniências políticas do momento. O Vereador Rui Sá criticou ainda a política de habitação desenvolvida pela CMP e particularmente as afirmações da respectiva Vereadora, Matilde Alves, de que a autarquia não pode especializar-se em bairros. Conforme declarou o vereador da CDU “A actual administração da câmara diz que não está vocacionada para gerir mercados, esta câmara diz que não está vocacionada para gerir teatros municipais, e agora diz que não pode especializar-se em bairros, o que é caso para perguntar se eles entendem que a Câmara do Porto não deve fazer nada na cidade?”, critica, frisando que a autarquia até se pode libertar de bairros vendendo as casas, mas “ainda é preciso construir mais habitação para acabar com as ilhas”. O PER das Fontainhas localiza-se no Bonfim, uma freguesia com numerosas ilhas privadas formando um verdadeiro “arquipélago” de habitações degradadas e insalubres.

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Share