CDU constata a má qualidade das obras e as rendas exageradas no Bairro Rainha D. Leonor

No passado dia 9 de Novembro o Vereador da CDU, Pedro Carvalho, realizou uma visita ao Bairro Rainha D. Leonor. Nesta visita, a convite dos moradores deste bairro municipal, foi acompanhado de outros eleitos da CDU na Assembleia Municipal e na freguesia da Foz do Douro.

Durante esta visita os eleitos da CDU visitaram várias habitações, que há cerca de dois anos tiveram algumas obras de requalificação mas que apresentavam já diversos problemas como infiltrações de água nas habitações e apodrecimentos das caixilharias em madeira. Este bairro, composto por 90 moradias, que foi alvo de obras de requalificação entre 2005 e 2013. Na sequência desta obras o valor de cálculo das rendas deste bairro, construído há cerca de 60 anos, aumentou exponencialmente passando a estar equiparado às urbanizações municipais mais recentes.

A generalidade dos moradores que contactaram com os eleitos da CDU manifestaram o mesmo tipo de queixas, nomeadamente das caixilharias, que são em madeira e que estão a apodrecer, dos problemas de infiltrações de águas, da má qualidade dos materiais e problemas de ventilação, humidade e de infiltrações de água.

“Mesmo nas casas requalificadas há menos tempo já existem problemas”, disse Pedro Carvalho, lamentando que a fiscalização às obras nos bairros sociais não seja mais eficaz e os empreiteiros não sejam responsabilizados. O vereador da CDU disse que tem vindo a receber queixas ao longo do tempo “por causa dos pormenores e dos materiais de construção de baixa qualidade que foram utilizados”. “Começa-se já a notar, até nas moradias que foram feitas mais recentemente, problemas de infiltrações e um problema estrutural que está em todas as varandas. Ou seja, há um problema de entrada de água, que depois obviamente afecta todas as casa das pessoas”.

Para os eleitos da CDU não se percebe muito bem qual foi a fiscalização que foi efetuada ao bairro tendo em conta que até as moradias que foram requalificadas há menos tempo apresentam os mesmos problemas estruturais das que foram requalificadas há mais tempo.

A CDU irá levar o assunto à próxima reunião do executivo chamando a atenção para a necessidade de se resolverem os problemas estruturais dos bairros, “evitando-se assim gastos com obras de conservação e manutenção que se prolongam ao longo de anos, sem nunca se resolver o problema dos moradores”.

[cincopa AcEALEs_iFBp]

Print Friendly, PDF & Email
Share