CDU visita Bairro das CTT e alerta para a urgência da sua reabilitação

No dia 12 de Janeiro o vereador da CDU na Câmara do Porto, acompanhado de outros eleitos da CDU, visitou o Bairro dos CTT, que há anos se encontra em estado de avançada degradação. Este situação já tinha sido denunciadas pela CDU em 2009 (https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=482 ), em 2011 (https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=1137 ) e em 2012 (https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=1594 ).

Embora municipal, o bairro dos CTT (assim conhecido por alojar funcionários dos correios), situado na freguesia de Ramalde, foi construído em 1955 e é composto por dois edifícios de 32 fogos cada.

Durante mais de uma década, o bairro não sofreu obras de requalificação devido à falta de entendimento entre a Câmara e os CTT sobre quem deveria financiar essas obras. Há dois anos, a autarquia assinou um protocolo com os CTT em que assumia “a obrigação” de “recuperar os edifícios”.

Pedro Carvalho, vereador da CDU na Câmara do Porto, exigiu a reabilitação urgente do bairro dos CTT afirmando que na próxima reunião irá questionar o novo executivo sobre este processo que se arrasta há vários anos.

No final da visita, Pedro Carvalho lamentou que o bairro mantenha, desde há uma década, escoras e andaimes a sustentar os patamares e as escadas de acesso às casas e os que moradores continuem a queixar-se de infiltrações de águas e de outros problemas provocados pela falta de manutenção.

“Passados estes anos continuamos sem saber qual é o futuro do bairro. Vamos inquirir o novo executivo para sabermos qual o ponto da situação, nomeadamente sobre o que se está a passar com o cumprimento do protocolo”, declarou Pedro Carvalho, acrescentando que “é inqualificável estarmos num bairro que além degradado tem mais de 30 casas devolutas nos dois blocos que o compõem. Não faz sentido numa altura em que tantas pessoas estão a fazer pedidos de habitação”.

A CDU defende que a câmara do Porto requalifique o bairro, reservando ainda habitação para “situações de transição e realojamento temporário”.

[cincopa A0KABaLyK-Xs]

Print Friendly, PDF & Email
Share