CDU propõe limpeza e requalificação da escarpa das Fontainhas

O vereador da CDU na Câmara do Porto, Pedro Carvalho, quer que a autarquia faça a demolição das casas devolutas e em ruína na escapa das Fontainhas, com vista à requalificação urbanística daquela zona.

Esta proposta de recomendação que o Vereador da CDU vai apresentar na próxima reunião de Câmara surge na sequência duma visita que Pedro Carvalho realizou no dia 25 de Novembro, acompanhado doutros eleitos na Assembleia Municipal e nas freguesias do Centro Histórico, à zona das Fontaínhas.Nessa visita pode constatar que muitos dos problemas anteriormente detectados (https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=553 e https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=1325) continuavam por resolver. Um dos principais problemas é a situação da escarpa, que ficou abandonada depois das derrocadas ocorridas em 2010, no “Bairro da Tapada”. Actualmente é um conjunto de ruínas de antigas habitações, onde cresce o mato e constitui um foco de insalubridade e de insegurança, dados os frequentes incêndios que aqui ocorrem, devido ao despejo de lixo e de pontas de cigarro, nomeadamente quando se realiza a “Feira das Velharias”. Esta situação também se vive no vizinho “Bairro da Capela”, que ainda por cima é propriedade municipal e um exemplo do abandono a que a Câmara tem votado o seu próprio património.

Outro problema que se arrasta desde essa altura e que, apesar de anteriores requerimentos da CDU, ainda não foi resolvido, é o restabelecimento da passagem que ligava o Passeio das Fontaínhas à Rua dos Guindais, o que provoca grandes transtornos aos moradores de ambos os lugares.

[cincopa A4MATBb7AeW0]