Vereador da CDU contacta com moradores de Maceda (Campanhã)

A convite da Associação de Moradores da Maceda, em Campanhã), o Vereador da CDU Rui Sá, acompanhado de outros eleitos da CDU na Assembleia Municipal e na freguesia, para se inteirar da situação actual do bairro e de alguns problemas que preocupam os seus moradores, nomeadamente a questão da legalização das casas.

O Bairro de Maceda, na freguesia de Campanhã, é uma construção do antigo SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local), que após a Revolução de Abril foi lançado para resolução dos problemas de habitação de quem, até então, vivia em condições insalubres. Este programa foi criado em 31 de Julho de 1974, para apoio técnico a iniciativa de auto-construção por associações de moradores, tendo sido extinto em 31 de Outubro de 1976. O SAAL ganhou um ímpeto especial na cidade do Porto e quando foi extinto, tinham sido elaborados só nesta cidade projectos que envolviam cerca de 16.442 famílias, ou seja, 60.366 habitantes. Já estavam em fase de construção 320 fogos, enquanto 1.752 estavam prestes a iniciar as obras.

Um dos problemas resultantes da extinção do SAAL, vítima do processo de recuperação das políticas de Direita, foi a falta de legalização das habitações até então construídas. Como constatou o Vereador da CDU, Rui Sá, “os terrenos são municipais e não foi cedido o direito de superfície, passados todos estes anos”, algo que acontece não apenas em Maceda mas também noutros bairros similares como nas Antas ou em S. Vítor.

Foi também constatado o mau estado dos arruamentos envolventes, sujidade em zonas de passagem e rupturas de condutas de águas residuais que se devem, conforme referiu Rui Sá, “à política errada da Câmara, de se preocupar apenas com ruas que darão mais nas vistas, e deixar ao abandono o interior da cidade e artérias que servem muita gente e que se encontram em estado de avançada degradação”.