CDU apresenta voto de repúdio pelas agressões aos voluntários da organização CASA

No passado dia 10 de Junho, voluntários da organização CASA foram insultados e agredidos por dois indivíduos que, enquanto faziam a saudação nazi, diziam que os estrangeiros “deviam voltar para a sua terra”.
A CDU entende que este inadmissível acto de ódio não pode ser dissociado da agressão que, nesse mesmo dia, foi vítima o actor Adérito Lopes do Grupo de Teatro a Barraca por parte de conhecidos elementos da extrema-direita, nem das agressões a imigrantes na freguesia do Bonfim.


Não pode ainda ser vista como desligada das provocações e agressões efectuadas a activistas da causa palestina em Maio de 2024 – devidamente denunciadas em Assembleia Municipal – nem dos discursos de ódio propagados sem freio nos meios de comunicação social e nas redes sociais.


A CDU manifesta a sua total solidariedade e reconhecimento à Associação Casa, bem como aos seus voluntários, pelo meritório trabalho de solidariedade social que tem vindo a desenvolver na Cidade do Porto em prol dos mais desfavorecidos e, nesse sentido, apresentará um voto de repúdio pelos acontecimentos do passado dia 10.


Mais, a CDU insta o Governo, designadamente o Ministério da Administração Interna, que tutela a Polícia de Segurança Pública, a tomar as medidas adequadas no sentido de impedir a repetição de actos de ódio como este.

Porto, 13 de Junho de 2025
A CDU – Coligação Democrática Unitária da Cidade do Porto

Share