Adiamento da acção de despejo dos músicos do STOP é uma vitória da luta dos músicos. Continuar a luta – garantir o futuro dos músicos no STOP

O adiamento da acção de despejo dos músicos do STOP pela Câmara Municipal do Porto é uma vitória da luta dos músicos, artistas e comerciantes do Centro Comercial STOP. Uma prorrogação que reflecte as dificuldades e contradições da maioria da Câmara Municipal de Rui Moreira na implementação de uma acção injusta e que não resolve nenhum problema.

Com este adiamento fica claro o desconforto da Câmara com a implementação de uma acção de força e mais claro ainda a falta de soluções para este drama que afecta centenas de pessoas.
Face à unidade dos músicos, ao apoio da população, solidária com os músicos e sua actividade, a Câmara Municipal viu-se obrigada a recuar na sua posição e encontrar um argumento para prorrogar o prazo que havia dado para o despejo dos músicos.

Por outro lado, fica também ostensivamente claro o desinteresse e a desresponsabilização do Governo do PS que, na Assembleia Municipal do Porto, reclama mais meios para a cultura na autarquia, mas que na Assembleia da República chumba o pedido do PCP para a auscultação ao Ministro da Cultura sobre o STOP, numa atitude de inaceitável desvalorização da cultura e dos seus agentes.

O PCP e a CDU continuarão a lutar pela permanência dos músicos, artistas e comerciantes no STOP, não desistindo de reclamar da Câmara Municipal do Porto e do seu presidente Rui Moreira uma acção decisiva para encontrar soluções, sem empurrar as suas responsabilidades para outros e sem acções que continuem a castigar a os músicos.

Da mesma forma, não desistiremos de insistir que o Governo assuma as suas responsabilidades, designadamente pelo ministério da cultura, e intervenha decididamente para ajudar a resolver a situação, ajudando a manter vivo este centro de cultura na cidade do Porto.

O PCP e a CDU saúdam a luta dos músicos e artistas e apela à participação e mobilização de todos os portuenses, todos os defensores da cultura, a participarem na manifestação convocada para hoje pelas associações de músicos do STOP.

Podem contar com o PCP e com os eleitos da CDU nesta luta e na defesa da permanência dos músicos no STOP.

Porto, 22 de Setembro de 2023
A CDU – Coligação Democrática Unitária da Cidade do Porto