É inadmissível o atraso na colocação dos abrigos dos transportes públicos na cidade do Porto

Aquando do início do processo de substituição dos abrigos dos autocarros na Cidade do Porto (Agosto de 2022), a maioria camarária de Rui Moreira/CDS/IL/PSD, anunciou que o processo estaria concluído em Março de 2023.

Situação que implicou que, durante o período em que as chuvas são mais frequentes, os utentes dos transportes públicos tiveram de esperar, desabrigados, pelos respectivos transportes, o que indicia falta de planeamento mas sofreguidão por possibilitar que, rapidamente, se iniciasse a verdadeira razão desta alteração: o negócio da publicidade na cidade.

Para além desta situação, constata-se que, em simultâneo com situações caricatas (abrigos ao contrário, abrigos sem bancos junto a centros de saúde, abrigos colocados com obstáculos que dificultam o acesso aos mesmos por parte, por exemplo, de cidadãos com dificuldades de locomoção), não foram tomadas medidas estruturais que, verdadeiramente, melhorassem o conforto dos utentes e, em especial, o acesso dos mesmos aos autocarros.

Mas, para além desta oportunidade perdida, constata-se, agora, que como é habitual com a actual maioria camarária, o prazo estabelecido não foi cumprido e que, passados mais de 15 dias de Abril, ainda há inúmeros abrigos cujas obras não se iniciaram ou estão inacabadas (com o cúmulo de alguns, apesar disso, já terem publicidade).

Em particular, a CDU não aceita que, em locais onde estão a decorrer obras, se opte por não colocar abrigos, quanto mais não seja abrigos provisórios. Não é aceitável que os Utentes – por exemplo na zona de implantação do MetroBus – tenham de esperar mais de um ano para poderem ter o conforto de um abrigo.
Face a esta situação, a CDU não desistirá de lutar por melhores condições e soluções para os utentes dos transportes públicos na Cidade do Porto.

Nesse sentido, os Eleitos da CDU na Cidade do Porto reivindicarão, de Rui Moreira e da maioria que o suporta, a adopção das medidas necessárias para a imediata conclusão da colocação dos abrigos em falta.

Porto, 19 de Abril de 2023
A CDU-Coligação Democrática Unitária / Porto

Print Friendly, PDF & Email
Share