PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO: Pela promoção das figuras Portuenses ou reconhecidamente ligadas ao Porto

Na reunião extraordinária da Assembleia Municipal do Porto de 7 de Novembro de 2022, sobre políticas culturais a CDU apresentou uma proposta de recomendação para a divulgação da obra cultural de diversas personalidades portuenses. Esta proposta foi reprovada pelos votos contrários da maioria do grupo de Rui Moreira.

Considerando que:

1. O Porto conta na sua história com o contributo significativo para a afirmação da cidade, da sua cultura e da sua identidade, de variadas figuras portuenses ou reconhecidamente ligadas ao Porto, marcantes das ciências, das artes ou das letras.

2. Dessas figuras destacam-se Almeida Garrett, António Rebordão, Armando de Castro, Arménio Losa, Aurélia de Sousa, Camilo Castelo Branco, Edgar Cardoso, Egito Gonçalves, Eugénio de Andrade, Fernando Lanhas, Ilse Losa, José Carlos Loureiro, José Rodrigues, Maria de Sousa, Óscar Lopes, Papiniano Carlos, Ruben A., Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros.

E tendo em conta que:

1. A memória das cidades tem de ser cuidada e valorizada diariamente, nas mais variadas formas, para que se contraponha diversidade à homogeneização e para que o património cultural – material e imaterial – seja salvaguarda efectiva da identidade do Porto.

2. O papel do Poder Local na democratização cultural no acesso à fruição dos bens e actividades culturais assente na proximidade com as populações, com as suas práticas, vivências, memórias, projectos, dinâmicas próprias e singulares, é insubstituível.

A Assembleia Municipal do Porto, reunida a 7 de Novembro de 2022, delibera recomendar à Câmara Municipal do Porto que:

1. Promova de forma pluralista e abrangente, iniciativas públicas (pedagógicas e científicas) de homenagem a figuras portuenses marcantes.

2. Promova desde já:

• A Celebração do Ano do Centenário de Eugénio de Andrade (2023) através de programação própria cultural para o efeito.

• A Celebração do Ano do Bicentenário de Camilo Castelo Branco (2024) através de programação própria cultural para o efeito.

Porto, 6 de Novembro de 2022

O Grupo Municipal da CDU – Coligação Democrática Unitária na Assembleia Municipal do Porto

Print Friendly, PDF & Email
Share