12ª Assembleia da Organização da Cidade do Porto – “Pelo Porto: Intervir, Lutar, Avançar”

Realizou-se no passado sábado, 24 de Abril, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, a 12ª Assembleia da Organização da Cidade do Porto do PCP, momento que contou com a presença de 80 delegados.

Na intervenção de abertura, Diana Couto, do Comité Central e responsável pela Organização da Cidade do Porto do PCP, valorizou todo o processo de preparação de meses. As organizações de freguesia deram um especial contributo realizando também as suas Assembleias de organização cujo processo elegeu 7 novas comissões de freguesia e responsabilizou 20 novos militantes. Foi discutido o Projecto de Resolução Política que então fora sendo melhorado até chegar o dia da 12ª Assembleia. Diana Couto fez também um balanço sobre o trabalho desenvolvido desde a última reunião desta organização, que se realizou 4 anos antes, bem como as linhas orientadoras que o documento apresenta.

Das dezenas de delegados que usaram da palavra, foram feitas intervenções sobre a situação social e económica do Porto, realçando a sua desertificação, envelhecimento e empobrecimento da população, foram expostos os problemas dos trabalhadores, as questões do acesso a cuidados de saúde e tantos outros serviços públicos.
Foi referido o quadro político do Porto do último mandato, a intervenção da CDU nos órgãos autárquicos locais e a importância de frentes de trabalho como o movimento associativo e outras frentes de trabalho unitário.

A par da situação política do Porto foram as questões da organização do PCP e do seu reforço que se evidenciaram. As preocupações com a necessidade de garantir as condições para a imprescindível actividade política do PCP, quer seja ao nível dos fundos, do trabalho de propaganda, do recrutamento de novos militantes, da sua responsabilização, e também a assunção de responsabilidades a militantes mais jovens. Não faltaram várias referências às comemorações do Centenário do Partido que não se encerram nas magníficas demonstrações do dia 6 de março, como a concentração na Avenida dos Aliados que contou com 400 militantes.

Destaque para a intervenção da JCP, que deu conta do vigor e energia que o jovem e grande coletivo do Porto tem demonstrado nas várias iniciativas e lutas que realizaram, entre as quais as comemorações do Centenário do PCP e a preparação do 12º Congresso que se realizará no mês de Maio, saudado na Assembleia.

Foi neste dia aprovada a nova Direcção da Organização da Cidade do Porto, com uma renovação de mais de 20% dos seus membros, responsabilizando mais quadros operários e empregados, bem como responsabilização de mais jovens, ficando a média de idade em 49 anos. De valorizar, também, o facto do aumento do número de mulheres, passando agora a ser de 55% do organismo.

Na Assembleia foi também aprovada uma Resolução Política que guiará a actividade do PCP na cidade.

A sessão de encerramento ficou à responsabilidade de Jaime Toga, da Comissão Política do Comité Central que, valorizando o contexto em que decorreu a assembleia e o seu período preparatório, bem como o seu conteúdo, acrescentou a esta aspectos políticos de relevo nacional. Da situação política ao governo PS, passando pela luta dos trabalhadores, à importância da luta de massas e o que esta pode impulsionar para a conquista de novos direitos. O dirigente comunista realçou o importante papel dos eleitos da CDU , valorizando a candidatura da CDU à Cidade do Porto que se está a preparar.

Ler aqui:

Resolução Política aprovada na XII Assembleia da OCP