Intervenções da CDU na reunião pública da Câmara Municipal do Porto de 19 de Abril

A Administração do Metro do Porto apresentou um projecto de expansão do serviço, através da criação de novas linhas e da construção de uma ponte sobre o Douro. Depois de alguma contestação da CDU e do PSD, o vereador Pedro Baganha confessou que o traçado da nova ponte teve de ser desviado por causa da Zona Especial de Protecção da Ponte da Arrábida, uma vez que é um imóvel classificado.

A CDU contestou, afirmando que o traçado da Ponte que está no Plano Director Municipal ainda está fora da da Zona Especial de Protecção da Ponte da Arrábida, bem como criticou o terem “arrumado” as outras linhas previstas em soluções do chamado METROBUS, que é basicamente um autocarro (STCP no Campo Alegre) e na ligação à zona da Foz/Matosinhos-Sul. No entanto, o PS apoiou a visão apresentada pela maioria do executivo.

A vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, disse não compreender porque não há continuação desta linha até ao Campo Alegre, quando em causa está uma zona de muitos bairros que, já hoje, concentra cerca de 10 mil pessoas. Declarou ainda que “Não entendo porque é que essa população fica de fora destes projectos, como não entendo também como é que não prolonga até à Foz todo este trabalho”, lamentando que estas questões não tenham sido previamente debatidas.

A proposta de recomendação da CDU sobre a criação de um programa municipal de férias para crianças e jovens foi rejeitada, com o argumento que já está tudo a ser tratado. Registe-se que o ano passado foi por proposta da CDU que houve o programa de férias restrito. Agora prometem que teremos um mais alargado , com a participação das associações e com horários compatíveis com os pais. A CDU irá acompanhar com atenção o que o executivo municipal irá realizar nesta área durante o período de férias escolares.

A proposta da CDU sobre a piscina da Pasteleira foi retirada depois de ter sido explicado pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto que esta piscina vai entrar brevemente em obras para a adequação deste equipamento às normas decretadas pela protecção civil.

Relativamente às obras realizadas no Bairro da Pasteleira a CDU falou sobre o abaixo-assinado apresentado pelos moradores deste bairro municipal que pretendem a revisão do projecto e a defesa da permanência das marquises existentes.

A CDU chamou ainda a atenção para a necessidade de se respeitarem as pessoas sem-abrigo e a preservação dos seus parcos pertences, quando se fazem operações de limpeza na cidade. Esta chamada de atenção, por parte da CDU, veio a propósito das denúncias que têm sido feitas de que têm sido removidos , sem aviso prévio, privando estas pessoas destes bens.

Print Friendly, PDF & Email
Share