CDU visita o Bairro da Pasteleira e ouve os moradores

No dia 11 de Fevereiro uma delegação da CDU, integrando a vereadora Ilda Figueiredo, visitou o Bairro da Pasteleira por solicitação dos moradores. Nesta visita estiveram presentes cerca de meia centena de moradores que protestavam contra a Câmara Municipal do Porto por três razões fundamentais:

– estarem há 22 anos à espera de obras e a DOMUS SOCIAL ter iniciado obras sem qualquer reunião prévia com os moradores;

– esquecer para o fim o bloco 16, onde residem cerca de 30 famílias, que está em péssimas condições de segurança e salubridade, com escadas a rebentar, pedras a cair e água a entrar nas habitações

– a DOMUS SOCIAL exigir que as pessoas retirem os seus bens das marquises, para alterarem as entradas, o que põe em causa a privacidade dos moradores, ameaça a segurança e dificulta a já escassa gestão do espaço (os moradores têm máquinas de lavar e outros bens nas marquises por falta de espaço nas casas pequenas)

Os moradores deste bairro explicaram que querem que haja alteração nas obras. Já entregaram na CMP um abaixo-assinado, com centenas de assinaturas, e afirmam que ninguém lhes respondeu.

A vereadora da CDU informou que irá colocar o problema na reunião da CMP apelando ao diálogo com os moradores e à resposta aos seus problemas e justas aspirações.

Tal como prometido na visita, a vereadora Ilda Figueiredo questionou o presidente da Câmara Municipal do Porto na reunião da Câmara Municipal realizada em 22 de Fevereiro sobre as questões levantadas pelos moradores, tendo recebido as seguintes respostas:

– Obras no bloco 16 – foi publicado nesse dia, em Diário da República, o concurso público para a execução de obras de reabilitação e beneficiação dos Blocos 16 e 23 a 27 do bairro social da Pasteleira, tendo definido como valor base do procedimento 3,5 milhões de euros. Ainda de acordo com o procedimento, o prazo de conclusão é de 600 dias. As obras de reabilitação do bloco 16 incluem dois elevadores e começarão em meados deste ano.

– Defesa das marquises do rés-do-chão – o vereador Fernando Paulo esclareceu que, após ter reunido com a Associação de Moradores do Bairro da Pasteleira e ter mostrado disponibilidade para alterar o projecto, recebeu esta semana um e-mail onde aquela associação dá conta que a maioria dos moradores valida, “sem reservas” o projecto do município.

A CDU ouviu muitas dezenas de moradores afirmarem que pretendem que as marquises continuem dado que as casas são pequenas. Mas vai ser necessário que o transmitam claramente para que haja uma alteração do projecto.

Podem contar com a CDU para continuar a lutar pelos vossos direitos a uma habitação digna e por obras que respeitem os vossos interesses.

Porto, 23 de Fevereiro de 2021