Voto de Saudação ao Arq. Siza Vieira aprovado pelo Município do Porto

VOTO DE SAUDAÇÃO

Decorreu, no passado dia 30 de outubro, a cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Arquitectura de Espanha 2019 ao Arquitecto Álvaro Siza Vieira.

A decisão de atribuição deste prémio foi tomada durante o II Congresso Internacional “Arte, Cidade e Paisagem” que decorreu em novembro de 2019 na cidade espanhola de Cuenca e que teve Portugal como país convidado. Tendo sido anunciado pelo Ministro do Fomento Espanhol, José Luís Ábalos, que o justificou pelo facto de ser “Um arquitecto português reconhecido mundialmente, que tanto tem contribuído para a arquitectura e as cidades espanholas”. Refira-se que este prémio foi instituído pelo governo espanhol em 1932 e que Álvaro Siza Vieira foi o primeiro arquitecto não espanhol a merecer a honra da sua atribuição.

Álvaro Siza Vieira vê, assim, mais um importante reconhecimento da sua obra, que se junta a inúmeras anteriores distinções, de que se destaca o Prémio Pritkzer de 1992 (por muitos considerado o Nobel da Arquitectura).
Com obras espalhadas por todo o mundo, Álvaro Siza Vieira, um dos expoentes da chamada “Escola de Arquitectura do Porto”, está indelevelmente ligado à cidade do Porto e onde tem o seu ateliê, tendo projectado alguns dos seus emblemáticos edifícios, como o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, ou bairros de habitação desenvolvidos no âmbito do SAAL, como são os casos dos bairros da Bouça e de S. Vítor.

Nesse sentido, a Câmara Municipal do Porto, reunida no dia 9 de novembro de 2020, delibera felicitar o Arquitecto Álvaro Siza Vieira pela atribuição do Prémio Nacional de Arquitetura de Espanha de 2019, convicta de que o mesmo constitui mais um merecido reconhecimento do seu ímpar percurso.

Porto, 6 de novembro de 2020

A Vereadora da CDU – Coligação Democrática Unitária

Ilda Figueiredo

Cópia deste Voto de Saudação deverá ser remetida ao Arquitecto Álvaro Siza Vieira

Print Friendly, PDF & Email
Share