CDU visita os bairros do Lagarteiro, Cerco do Porto e Contumil

Uma delegação da CDU, com a vereadora Ilda Figueiredo, visitou hoje, 18 de Junho, o Bairro do Lagarteiro e o Bairro do Cerco e na semana passada o Bairro de Contumil. Visitas em que se pretendia apurar as principais necessidades da população neste período de pandemia. Para tal contou com a auscultação efectuada à população durante as visitas, mas também a algumas associações que garantem respostas sociais no terreno, como a Norte Vida ou a CERPorto.

A CDU tem vindo a alertar para as graves carências que assolam as camadas mais fragilizadas da população, nomeadamente as crianças e os idosos.

São expressivas nos locais que temos vindo a visitar as queixas relativamente à situação das crianças que não tem qualquer acesso a um computador e à internet, estando privadas de assistir às aulas online que são garantidas pelos professores. Uma discriminação que precisa de respostas urgentes por parte do Ministério da Educação. Também o aumento de carências alimentares, seja pela diminuição de rendimentos das famílias, seja pelo encerramento das escolas. É que mesmo sendo garantidas refeições nas escolas mediante inscrição, ainda há registos de famílias com medo do vírus e de sair de casa, que precisando não usufruem destes serviços.

Também nos idosos, o isolamento, a dificuldade em garantir o essencial para a sua saúde no domicílio e o medo podem estar a criar situações de agravamento da saúde física e mental, ao que importa garantir medidas para combater a inactividade, o isolamento e de garantir a prestação de cuidados primários de saúde presenciais e apoio social nos casos com reformas muito baixas.

Outros problemas continuam evidentes nos espaços públicos dos Bairros municipais, apesar da reabilitação que está a ser levada a cabo no edificado dos Bairros da Cidade do Porto, uma luta que a CDU tem vindo a travar há anos, nomeadamente a degradação do espaço público nos arruamentos, nos espaços ajardinados e nos equipamentos desportivos.

A CDU defende que é urgente por em prática um conjunto de medidas que conseguiu ver aprovadas neste mandato, nomeadamente:

– a criação de um programa de emergência social que preveja a criação de equipas multidisciplinares que no terreno tenham meios e instrumentos para permitir uma diversificação de oferta desportiva, cultural, pedagógica e social, de apoio à população. Uma acção que consideramos fulcral para a dissuasão da toxicodependência e do tráfico, mas também para a dinamização cultural da vida colectiva e melhoria da qualidade de vida das populações.

– a reabilitação dos espaços públicos dos Bairros, nomeadamente a sua limpeza regular, a colocação de papeleiras e contentores, a manutenção dos equipamentos desportivos, a criação de equipamentos infantis e de ginástica ao ar livre; a previsão de espaços para hortas e pomares. Espaços que tendencialmente possam ser dinamizados também pelas associações e colectividades dos próprios bairros em conjunto com as equipas multidisciplinares que venham a operar no terreno.

Print Friendly, PDF & Email
Share