Rui Moreira procura validar a sua opção pela concessão do Coliseu do Porto à revelia dos órgãos municipais

A CDU – Coligação Democrática Unitária da Cidade do Porto lamenta que Rui Moreira insista na proposta de concessão do Coliseu do Porto e que o faça sem que o assunto seja objecto de apreciação e decisão nos órgãos municipais.

Efectivamente, depois de uma conferência de imprensa em que anunciou esta proposta de concessão (que contraria anteriores propostas que o próprio apresentou no sentido de manter a gestão desta icónica sala de espectáculos do Porto na esfera da Associação de Amigos), após uma reunião do Conselho Municipal de Economia, Rui Moreira tentou, agora, obter a “ratificação” desta decisão por parte do Conselho Municipal da Cultura.

Acontece que, compreendendo-se que Rui Moreira deseje o regresso a sistemas corporativos, a verdade é que, em Portugal, existe Poder Local Democrático, e decisões desta importância devem ser analisadas pelos eleitos da cidade, que deste modo assumem as suas responsabilidades perante os eleitores.

Refira-se, a propósito, que é lamentável esta tendência de Rui Moreira para menosprezar os órgãos democraticamente eleitos, como está agora a acontecer com o Coliseu do Porto, mas aconteceu, no passado, com a anunciada nova ponte sobre o Douro (feita também em conferência de imprensa, apesar de nem sequer constar do PDM em vigor) ou a apresentação dos projectos de Renda acessível (cujo modelo nunca foi apreciado pelos órgãos municipais).

A CDU, ao mesmo tempo que critica esta deriva desrespeitadora dos órgãos municipais por parte de Rui Moreira e do seu Movimento, reivindica que a eventual concessão do Coliseu seja objecto de decisão dos órgãos municipais, de forma a que cada eleito assuma as suas responsabilidades perante o eleitorado da decisão que vier a tomar.

A CDU reitera a sua posição de que é possível manter a gestão do Coliseu na esfera da sua Associação de Amigos, o que implica o empenhamento da autarquia e do governo para, com fundos comunitários (que, como referiu a CCDRN, são possíveis de utilizar com este objectivo), realizar as obras de reabilitação desta sala.

Nesse sentido, os eleitos municipais da CDU irão tomar medidas no sentido de levar este assunto à Câmara e à Assembleia Municipais do Porto, de forma a que estes órgãos definam a sua posição sobre este assunto.

Porto, 22 de fevereiro de 2020

A CDU – Coligação Democrática Unitária da Cidade do Porto