Proposta de recomendação sobre a casa de Almeida Garrett

A defesa do património material e imaterial do Porto deve ser uma vertente importante da política nacional cabendo à autarquia um papel significativo e convergente.

Ora, tendo sido o Porto o berço da revolução liberal de 1820, de que para o próximo ano se irão comemorar os 200 anos, é importante que, desde já, se procure adquirir a casa onde nasceu um dos maiores vultos do liberalismo e do romantismo, Almeida Garrett, visando instalar aí o que pode vir a ser um pólo do museu do liberalismo.

Como é conhecido, a casa fica na Rua Dr. Barbosa de Castro, nº 39, na Vitória, e completaram-se recentemente 220 anos do nascimento de João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett que ali nasceu em 4/02/1799, e que viria a ter um percurso de grande intervenção, e até pioneirismo, distinguindo-se como poeta, escritor, dramaturgo e político.

Assim, recomenda-se que a Câmara Municipal do Porto, reunida em 26 de março 2019, decida encetar negociações visando adquirir a casa onde nasceu Almeida Garrett e a sua transformação num pólo do museu do liberalismo.

Porto e Paços do Município, 26 de Março de 2019

A vereadora da CDU – Coligação Democrática Unitária

Ilda Figueiredo

Print Friendly, PDF & Email
Share