Posição sobre a proposta concessão a privados do estacionamento na via pública na zona ocidental do Porto

A proposta de Rui Moreira de concessão a privados do estacionamento na via pública na zona ocidental do Porto (o que abrangia mais de 3 mil lugares, a juntar aos 7 mil que já temos na cidade) foi reprovada na Assembleia Municipal pelos votos conjuntos da CDU, PS, PSD e BE.

Até agora tanto o PS como o PSD tinham aprovado sempre as propostas de Rui Moreira e, recorde-se, que quando este processo de concessão se iniciou, o PS e Rui Moreira governavam a cidade em coligação.

A CDU, por seu lado, sempre manifestou a sua oposição a um processo que teve apenas como objectivos questões de ordem financeira, como se a Câmara fosse uma empresa destinada a ter lucro.

Na verdade, faz sentido a existência de parcómetros explorados directamente pela Câmara Municipal em zonas muito procuradas de serviços e atividade comercial, de modo a permitir rotatividade na utilização do espaço de estacionamento. Estas opções têm, no entanto, que ser integradas numa política de mobilidade que pressupõe, entre outras coisas, a criação de parques de estacionamento na periferia e uma rede de transportes públicos que sirva bem todos aqueles que vivem e trabalham na cidade.

A CDU mantém a sua coerência sobre esta matéria e aguarda para ver o desenvolvimento de todo este processo, sendo que, tal como aconteceu em situações anteriores, alguns dos que agora contribuíram com o seu voto para reprovar esta proposta podem vir a mudar de atitude nos próximos tempos.

A CDU – Coligação Democrática Unitária

Print Friendly, PDF & Email
Share