Candidata da CDU na defesa dos utentes e das trabalhadoras do Centro Social e Paroquial de Miragaia

Uma delegação da CDU, incluindo a candidata da CDU à Câmara Municipal do Porto, Ilda Figueiredo, reuniu esta tarde com trabalhadoras do Centro Social e Paroquial de Miragaia que continuam sem saber o que lhes vai acontecer no dia 1 de Setembro, dado que nem a Comissão Administrativa nomeada pelo Bispo do Porto, nem ele próprio reuniram recentemente com as trabalhadoras para esclarecer a sua situação. As dúvidas adensam-se porque já encerraram para férias os serviços sociais ligados às crianças e ninguém garante a sua reabertura, havendo mães a queixarem-se de ainda não saberem onde vão ficar as crianças em Setembro.

Entretanto, as trabalhadoras informaram que a vereadora da Câmara Municipal do Porto (CMP), na reunião mais recente, apenas as informou que a CMP vai ceder as suas instalações a partir de Setembro ao Centro Social da Sé que irá garantir dois serviços: CAFAP a 37 famílias de Miragaia e apoio domiciliário a 20 pessoas, o que também terá sido aceite pela Segurança Social. Sobre o futuro das crianças e das trabalhadoras nada lhes assegurou.

Neste contexto, que a CDU lamenta e denuncia que fica por esclarecer que conivências existem entre a Câmara Municipal do Porto, a Segurança Social e a direcção do Centro Social e Paroquial de Miragaia visando o despedimento de 25 trabalhadoras e a falta de apoio social e educativo às crianças de Miragaia.

A CDU irá continuar a acompanhar e a denunciar este processo, tanto mais grave quanto se trata de uma zona profundamente carenciada do centro histórico do Porto, onde o desemprego e os problemas sociais são enormes e a pressão para o abandono caminha de braço dado com a especulação imobiliária que também não deixa de crescer.

Porto, 4 de Agosto de 2017

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Cidade do Porto

Print Friendly, PDF & Email
Share