Escola Alexandre Herculano necessita obras urgentes de reabilitação

O PCP visitou esta segunda feira a Escola Alexandre Herculano, no Porto, no sentido de conhecer ainda melhor os problemas que esta enfrenta. Na visita e reunião feita com membros da direcção da escola participaram Jorge Machado e Ana Virgínia Pereira, deputados do PCP, Ricardo Galhardo e Rui Lopes, dirigentes do PCP e Alexandra Pinto, da Comissão Regional da JCP.

A Escola Alexandre Herculano tem já 110 anos de existência e em 2011 foi qualificada como Património Arquitectónico. Sem nunca ter havido obras de fundo, senão apenas algumas de manutenção, claramente insuficiente para um estabelecimento tão grande e antigo, a escola chega hoje a um estado de degradação elevado com humidades e fungos infiltrados nas paredes, chuva dentro das salas de aula e outros locais como o ginásio, biblioteca muito degradada, escadas perigosas, entre outros problemas, criando cada vez mais piores condições de trabalho e segurança para professores, funcionários e alunos.

O PCP reitera, mais uma vez, que esta escola necessita urgentemente de obras de requalificação, de fundo, criando condições para uma escola pública digna e com todo o potencial de condições que este estabelecimento poderá proporcionar aos seus alunos e pessoal. Há necessidade, também, de dotar melhor a escola de meios humanos, nomeadamente no que toca às necessidades educativas especiais. O PCP sublinha que o Governo do PS não pode sacudir a responsabilidade da urgência de obras nesta escola, como fez o anterior governo do PSD/CDS que impediu que as obras que estavam previstas para 2011 pudessem prosseguir.

Na sequência desta visita os deputados do PCP entregaram na Assembleia da República um projecto de resolução sobre este assunto.

Ler aqui o texto integral: Recomenda a urgente requalificação da Escola Secundária Alexandre Herculano (Porto)

Print Friendly, PDF & Email
Share