CDU alerta para condições deploráveis de habitabilidade no Centro Histórico

Os eleitos autárquicos da CDU, nos órgãos municipais e da União de Freguesias, efectuaram, no dia 18 de Janeiro uma visita a Miragaia e Vitória, no Centro Histórico do Porto. Nesta visita puderam constatar a existência de situações graves de prédios devolutos e em risco de ruína que começam também a afectar outros imóveis contíguos que se encontram habitados. Noutros casos são os prédios que se em estado avançado de degradação mas que continuam a ser habitados.
O vereador da CDU Pedro Carvalho alertou para a situação da Rua de Miragaia onde “o existem edifícios completamente devolutos que foram acumulando areias e entulho das encostas, que está a fazer uma pressão enorme sobre o número 159 da Rua de Miragaia, pondo em risco pessoas e bens”. Apesar de em 2005/2006 a Proteção Civil ter feito uma vistoria ao local onde se constatou a necessidade de fazer alguma coisa porque a casa ameaçava ruína, dez anos depois nada parece ter sido feito.
Outra situação que os eleitos da CDU visitaram foi a dum prédio da Rua de Belmonte onde duas famílias vivem em condições muito precárias e numa situação de grande insalubridade devido ao avançado estado de degradação do imóvel.
No imediato os eleitos municipais da CDU irão contactar a proteção civil para analisar as condições de segurança dos prédios adjacentes devolutos e das casas em causa, no sentido de existir uma intervenção da câmara junto dos proprietários e na tentativa, também, de tentar realojar as famílias.
Para o vereador da CDU, Pedro Carvalho, “Estas situações de habitabilidade precária são complicadas. Tem de haver uma estratégia de intervenção integrada do ponto de vista de reabilitação urbana para dar resposta a estas situações”. Para a CDU essa estratégia de reabilitação “tem de ter também em conta a integração social das comunidades locais que, no fundo, são a identidade do Porto”.

[cincopa AcFANO8A4nQL]

Print Friendly, PDF & Email
Share