Balanço do primeiro ano de mandato da Câmara Municipal do Porto

Um ano decorrido das eleições autárquicas, são mais as semelhanças do que as diferenças em relação ao passado

CDU afirma-se como a força mais activa, construtiva, empenhada e combativa

Ontem, dia 29 de Setembro, assinalou-se um ano decorrido em relação às eleições autárquicas. Este período permite uma primeira avaliação global das políticas municipais levadas a cabo pela maioria da coligação Rui Moreira/CDS/PS, assim como uma apreciação da intervenção das demais forças representadas na Câmara.

Mais do que debater “estilos” ou proclamações retóricas, impõe-se um balanço da prática política, tendo em conta as decisões tomadas e as suas consequências para a cidade e para os portuenses.

CDU – a força de oposição portadora de um projecto alternativo

A CDU tem sido a força de oposição portadora de um projecto alternativo para a cidade do Porto, com um estilo de trabalho propositivo e de contacto permanente com as populações e forças sociais. Desde a tomada de posse dos órgãos autárquicos, a CDU apresentou 56 propostas e realizou 30 visitas públicas envolvendo praticamente todas as freguesias do concelho, para além de diversas reuniões e audições com instituições e associações. Manteve o funcionamento semanal do seu Gabinete de Atendimento aberto à população às 3ªfeiras de tarde, no qual recebeu 526 pessoas. Apresentou 109 requerimentos escritos ao Presidente da Câmara e a outros Vereadores sobre problemas concretos que exigiam a atenção dos serviços municipais.

Nova maioria Rui Moreira/CDS/PS – declarações de mudança com pouca tradução prática

Num quadro político e institucional marcado pela ausência de maiorias absolutas nos órgãos municipais e na generalidade das freguesias, no qual seriam muitas as possibilidades de convergências em torno de questões concretas tendo em vista a resolução dos problemas existentes, o PS optou por dar total cobertura à candidatura de Rui Moreira. Desde o início do mandato que têm sido vários os indícios de divergências na coligação Rui Moreira/CDS/PS, cuja formação, desde da constituição das listas de Rui Moreira, sempre assentou numa frágil unidade suportada em interesses estranhos à cidade do Porto.

Depois da gestão anterior de Rui Rio e da coligação PSD/CDS ter “batido os recordes” de autoritarismo, de prepotência, de postura antidemocrática, de desrespeito pelos órgãos eleitos, de hostilização de grande parte das forças sociais da cidade, é caso para dizer que dificilmente seria possível fazer igual ou pior. Nesta perspectiva, fica fácil notar que não é complicado à maioria Rui Moreira/CDS/PS no actual contexto projectar uma imagem de mudança de estilo.

A CDU não confunde mais simpatia com novas políticas e, à luz das decisões tomadas neste primeiro ano de mandato que está prestes a terminar, não pode tirar outra conclusão que não seja a de que as declarações de mudança não tiveram tradução em alterações substanciais de políticas.

Por seu lado, a CDU tem sido e vai continuar a ser uma força política com quem os portuenses podem contar, nas instituições e fora delas, para trabalhar e lutar por uma vida melhor.

Porto, 30 de Setembro de 2014

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Cidade do Porto

Ler aqui o texto integral da conferência de imprensa: Balanço Primeiro Ano de Mandato

Participam na conferência de imprensa os eleitos municipais da CDU e dirigentes do PCP Artur Ribeiro, Honório Novo, Pedro Arcos e Pedro Carvalho.

Print Friendly, PDF & Email
Share