CDU defende a recuperação do Bairro Bessa Leite

A convite da Associação de Moradores o Vereador da CDU, Pedro Carvalho, visitou acompanhado de outros eleitos na Assembleia Municipal e da freguesia de Lordelo do Ouro, o Bairro de Bessa Leite. Construído no início dos anos 80 do século passado e com mais de 300 fogos, o Bairro de Bessa Leite foi, durante o mandato de Fernando Gomes, alienado “numa grande percentagem” aos próprios moradores, sendo actualmente a autarquia proprietária de apenas cerca de duas dezenas de habitações.

Durante esta visita os moradores colocaram os principais problemas que afectam o bairro, nomeadamente no estacionamento e circulação de veículos e a falta de mobiliário urbano nas zonas envolventes, como caixotes de lixo. Pedro Carvalho defendeu, ainda, a intervenção da Câmara no sentido de assegurar “instalações condignas” à Associação de Moradores do Agrupamento Habitacional Bessa Leite.

“A associação de moradores de Bessa Leite tem uma nova direcção que está a trabalhar numa pequena arrecadação, com menos de cinco metros quadrados”, sustentou, defendendo que a Câmara poderia encontrar uma solução, recorrendo a um rés do chão de que é proprietária e que se encontra devoluto num dos blocos do bairro, para ali instalar a associação.

O vereador da CDU na Câmara do Porto, Pedro Carvalho, recordou ainda o compromisso eleitoral do vereador socialista Manuel Pizarro de envolver a autarquia na requalificação do Bairro de Bessa Leite, assegurando o financiamento da obra. Pedro Carvalho recordou que, numa carta dirigida aos moradores durante a campanha autárquica de 2013, Manuel Pizarro (que então liderava a lista do PS e actualmente é vereador da Habitação da Câmara do Porto) assumiu “o compromisso claro de proceder à requalificação do bairro”, nomeadamente “a substituição de telhados de fibrocimento e a colocação de painéis solares”.

O vereador da CDU, “independentemente da capacidade de investimento municipal”, apontou como oportunidade de financiamento o recurso às medidas de eficiência energética previstas no próximo quadro comunitário de apoio. “Dentro da eficiência energética é possível intervir nestes bairros para remover o fibrocimento e promover novas coberturas e novos revestimentos nos prédios”, sustentou, defendendo que a Câmara, “como pessoa que vendeu e que ainda possui ali património, tem de ver estes bairros com um outro olhar”, não se “afastando das responsabilidades que tem”.

 [cincopa AIBAonrJxaTn]

Print Friendly, PDF & Email
Share