PS e Rui Moreira rejeitam propostas de reabilitação de bairros em Campanhã e Lordelo

Na sequência de visitas realizadas ao Bairro de S. João de Deus em Campanhã (https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=3375) e ao Bairro da Mouteira em Lordelo (https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=3368), o vereador da CDU Pedro Carvalho apresentou, na reunião de Câmara de 12 de Novembro, propostas para a reabilitação destas zonas.

Na proposta a CDU recomendava a reabilitação das moradias unifamiliares devolutas existentes no Bairro de S. João de Deus, ssim como a limpeza das lixeiras formadas nas áreas anteriormente demolidas. A CDU pretendia, para este bairro assim como para o Bairro de S. Vicente de Paulo ainda o estudo da viabilidade de “um projeto para os terrenos devolutos do bairro”, averiguando “as possibilidades de parceria com o movimento cooperativo de habitação”.

No caso do bairro da Mouteira, a proposta da CDU pedia a “substituição das placas de fibrocimento” que diz estar prevista na lei e lamenta a justificação, dada pela maioria, de que “as placas não são perigosas para a saúde pública”.

Estas propostas foram rejeitadas com os votos contrários dos vereadores do movimente de Rui Moreira e dos vereadores do Partido Socialista. Votaram a favor a CDU e os vereadores do PSD.

Em declarações prestadas à comunicação social após a reunião, Pedro Carvalho disse que “espero que este chumbo do novo vereador da Habitação não signifique que se vai transformar numa Matilde Alves [vereadora da Habitação durante a gestão municipal de Rui Rio] de calças. Os argumentos usados, que não respondem ao que está escrito, fazem-me lembrar Matilde Alves”.

Alertando que dois dos bairros em causa se situam em Campanhã, zona que a nova maioria municipal elegeu como prioridade, Pedro Carvalho acusou o PS de ter “duas caras: uma quando está na oposição, outra quando está no poder”. Sobre os bairros S. João de Deus e S. Vicente de Paulo, o vereador da CDU lembrou que já foram apresentados documentos duas vezes pela CDU, a última das quais em março de 2012, tendo então merecido “o voto favorável do vereador socialista Manuel Correia Fernandes”, que “hoje “votou contra”.

“Para nosso espanto, as propostas foram rejeitadas com o argumento estranhíssimo da parte do PS, que foi o argumento orçamental, quando as propostas não têm nada de orçamental, apenas se pede que se estudem as situações. Estas propostas, neste momento, não têm custos orçamentais”, vincou Pedro Carvalho.

Ler aqui o texto integral das propostas:

Bairro S. João de Deus: PR_20131112_Bairro_S_João_de_Deus

Bairro S. Vicente de Paulo: PR_20131112_Bairro_S_Vicente_de_Paulo

Bairro da Mouteira: PR_20131112_Bairro_da Mouteira

Print Friendly, PDF & Email
Share