CDU defende urgente requalificação do Bairro Rainha D. Leonor e desafia os outros candidatos a afirmarem o que defendem para o destino deste Bairro

Hoje, dia 2 de Junho, a CDU visitou o Bairro Rainha D. Leonor, onde participou Pedro Carvalho, Vereador e candidato a Presidente da Câmara do Porto, entre outros eleitos e activistas da CDU.

A CDU pretendeu com esta visita relembrar um dos Bairros com piores condições do Parque Habitacional municipal que até hoje não só não viu sequer alguma obra de recuperação como está envolta em silêncio qualquer intenção de requalificação relativamente ao seu futuro.

Foi prometida a divulgação de um estudo pela Domus Social, que estará ainda em curso e cujo prazo da conclusão não é divulgado, que ditará o futuro do Conjunto Habitacional. Entre silêncio e promessas de estudos as condições de habitabilidade vão piorando e a verdade é que a Câmara vai protelando uma decisão urgente. Dada a localização geográfica e a envolvente social do Bairro, com as belíssimas vistas para o io Douro e a vizinhança de classe alta é provável que seja apetecível à coligação PSD/CDS o mesmo desfecho dado ao Bairro do Aleixo, demolição e deslocalização dos habitantes, dotando a zona de mais um destino de luxo. No entanto a questão do tráfico de Droga, objectivo principal para a demolição do Bairro do Aleixo não se coloca em relação ao Bairro Rainha D. Leonor.

A inactividade da Câmara perante este Bairro, além de não augurar nada de bom para o seu destino vai desgastando e sujeitando os seus inquilinos a condições de vida degradantes, prejudicando a sua saúde física e psicológica. As degradações são visíveis como caixas de correio partidas, fachadas exteriores completamente degradadas, e originaram a que mais de metade dos fogos estejam vazios e emparedados, comprovando o desinteresse da Câmara em manter este bairro habitado. As condições da envolvente exterior são também precárias, com um Ringue em bastante mau estado, factor que se agravou após a sede da Associação Desportiva e Recreativa do Bairro, fosse também emparedada.

A CDU tem vindo ao longo do último mandato a exigir de Rui Rio uma decisão relativamente ao Bairro, e a defender que a opção mais ajustada dada a vetustez do bairro e as suas degradantes condições actuais, seria a demolição e a construção de novas habitações no mesmo local, gerindo um correcto faseamento da obra para maior sustentabilidade do projecto e a menor deslocalização possível dos moradores neste processo.

Hoje, a poucos meses das eleições autárquicas, será oportuno perguntar aos outros candidatos qual é o destino que pretendem para o Bairro Rainha D. Leonor, em Lordelo do Ouro?

 [cincopa AcHACKLr239v]

Print Friendly, PDF & Email
Share