Honório Novo questiona Governo sobre as condições degradantes de instalações da PSP na cidade do Porto

O Deputado do PCP na Assembleia da República e 1º candidato da CDU à Assembleia Municipal do Porto, Honório Novo, entregou hoje no Parlamento um conjunto de dez requerimentos (Anexos 1 a 10) dirigidos ao Ministro da Administração Interna sobre condições de diversas instalações da PSP na cidade do Porto.

Os requerimentos apresentados versam sobre as seguintes questões:

• A falta de condições existentes nas instalações da Divisão de Transito e da Esquadra de Cedofeita;

• As intenções do governo em relação ao Quartel da Bela Vista, onde estão sediadas a Unidade Especial – Corpo de Intervenção, a 1ª e 4ª esquadra;

• O futuro das instalações da Esquadra de Coronel Pacheco;

• Os motivos e as consequências dos atrasos verificados nas obras de manutenção na Esquadra do Infante;

• A situação degradante existente nos postos clínicos de apoio aos agentes da PSP;

• A ausência de vestiários nas esquadras de Turismo e do Viso.

Recorde-se que este conjunto de situações foi já denunciada pelo Vereador Pedro Carvalho, na reunião de Câmara do passado dia 19 de Fevereiro, onde foi aprovada – com abstenção do PSD/CDS – uma proposta (Anexo 11) que concluía que a Câmara Municipal, demonstrasse as preocupações relativas as estas situações, junto do Ministro da Administração Interna, bem como, que Rui Rio, fizesse as devidas diligências junto do Governo para que fossem disponibilizadas as verbas suficientes, nomeadamente a nível do QREN, para resolver as situações mais urgentes e averiguasse de que forma a Câmara Municipal pode contribuir para melhorar as condições existentes da PSP, nomeadamente utilizando o seu património edificado.

Na opinião da CDU – Coligação Democrática Unitária a resolução das carências existentes ao nível das forças de segurança, com destaque para a PSP, é essencial para a dignificação das condições de trabalho dos agentes, para o reforço da segurança das populações e para o desenvolvimento de uma política de policiamento de proximidade.

Ao contrário de outros, a CDU só tem uma cara, com coerência de posições na sua intervenção ao nível municipal e na Assembleia da República. Os Portuenses podem contar com os eleitos do PCP e da CDU para a resolução dos seus problemas concretos.

Ler anexos: Anexo 1 Aldoar

Anexo 2 Viso