Falta de investimento da maioria PSD/CDS na manutenção das viaturas da limpeza põe em risco a segurança dos trabalhadores municipais

Após uma visita efectuada à DMLU – Divisão Municipal de Limpeza Urbana da Câmara do Porto para conhecimento das condições em que os trabalhadores exercem as suas funções, Pedro Carvalho, Vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária alertou na reunião da Executivo Municipal do passado dia 19 de Fevereiro para o mau estado das viaturas da limpeza, denunciando que estas apresentam fracas condições de segurança, comportando elevados risco para os respectivos trabalhadores e para a segurança pública.

Esta denúncia foi suportada numa proposta para que a autarquia “proceda a uma avaliação das viaturas existentes com vista a levar a cabo as acções necessárias de conservação e manutenção, melhorando as condições de trabalho”. No entanto, numa atitude de grande irresponsabilidade, desvalorizando e procurando desmentir a informação fornecida, a maioria PSD/CDS votou contra a proposta da CDU, impedindo a sua aprovação.

Infelizmente, passadas poucas semanas após a denúncia levada a cabo pela CDU, com um curto intervalo entre si, aconteceram dois graves acidentes envolvendo veículos da limpeza. Na causa destes acidentes estiveram graves falhas de segurança, de que resultaram dois trabalhadores feridos, um dos quais com gravidade.

Em concreto, um dos acidentes deveu-se à falha dos travões de uma viatura, ferindo gravemente um trabalhador que ficou com duas costelas partidas e sofreu fracturas na omoplata. O outro acidente foi provocado por uma viatura que há muito vertia óleo e que se destravou por si só, resultando no ferimento de um trabalhador. Neste caso, apenas a destreza do motorista impediu um desfecho ainda pior. O facto da PSP ter apreendido de imediato os documentos do veículo em questão reforça a conclusão da falta de condições de segurança.

Face a estes graves acontecimentos maioria coligação municipal PSD/CDS não pode deixar de ser responsabilizada politicamente pelos acidentes e feridos que se verificaram, assim como por novas ocorrências que eventualmente venham a ter lugar pela falta de assunção das medidas necessárias.

O PCP acusa a coligação PSD/CDS de negligência e desprezo pela segurança pública e dos trabalhadores, exigindo a tomada imediata de medidas.

Neste sentido, na próxima reunião da Câmara do Porto, a CDU colocará, novamente, à consideração do Executivo Municipal a proposta referida, já antes apresentada e rejeitada no passado dia 19 de Fevereiro, com a seguinte deliberação:

“A Câmara Municipal deve proceder urgentemente a uma avaliação do estado das viaturas existentes, efectuando os investimentos necessários para reequipar os parque de equipamentos da limpeza urbana, garantindo condições de segurança aos trabalhadores e a prestação de um serviço público de qualidade às populações.”

Print Friendly, PDF & Email
Share