CDU pretende um estudo sobre a requalificação e reconversão das “Ilhas” portuenses

No dia,27 de Janeiro o vereador da CDU Pedro Carvalho, acompnhado de outros eleitos municipais e da freguesia de Campanhã, realizou uma visita à Rua de Miraflor e à Associação Desportiva de Campanhã. Nesta rua, Pedro Carvalho visitou as 6 “ilhas” (conjunto de habitações típico do final do século XIX e organizado ao longo de um corredor com uma zona comum) aqui existentes e que são uma amostra representativa dum Porto abandonado, com arruamentos degradados e um miolo habitacional degradado.

No decorrer da visita Pedro Carvalho constatou que “há uma mudança sociológica” nestas habitações, que são “ocupadas por uma nova geração de pessoas, sobretudo imigrantes”, lembrando que a Câmara aprovou, por unanimidade, em Dezembro de 2011, a realização no prazo de 18 meses de um novo estudo de avaliação das ilhas da cidade.

O Vereador da CDU defendeu que este estudo será “a ferramenta de trabalho para depois se elaborar um plano de acção, tripartido, que tem por objectivo resolver este problema”. Este plano de acção deve envolver a Câmara do Porto, os senhorios privados e as juntas de freguesia onde se localizam as ilhas. “A ideia é requalificar, reconverter as ilhas, mas haverá algumas que terão que ser irradiadas”, sustentou.

O vereador da CDU lembrou que, de acordo com o último estudo realizado sobre as ilhas no Porto, que data de 2000, existiam ”1.200 ilhas, onde habitavam cerca de 20 mil pessoas”.

[cincopa AcNAPF7djJ4i]

Print Friendly, PDF & Email
Share