CDU do Porto pede requalificação espaço do antigo Bairro S. Vicente de Paulo

O espaço onde, durante décadas, se localizou o antigo bairro de S. Vicente de Paulo, com vistas privilegiadas sobre o Douro e o Vale de Campanhã, é hoje uma “terra de ninguém” e um espaço vazio. Sobrou apenas um edifício de habitação colectiva, em avançado estado de degradação e que necessita de obras que nunca mais acontecem.

Esta situação foi constatada pelo Vereador da CDU, Pedro Carvalho, numa visita realizada no dia 4 de Novembro a este local, acompanhado de outros eleitos da Assembleia Municipal e na freguesia de Campanhã.

Entre as situações relatadas pelos moradores pode-se verificar que as placas de cimento de revestimento do edifício têm tido desprendimentos, sendo em muitos pontos visíveis as armações de ferro que sustentam o betão. Recentemente uma destas placas, com cerca de 5 kilos de peso, só não atingiu uma moradora por alguns centímetros. Este bloco nunca foi alvo de uma intervenção de requalificação por parte da Câmara, apesar do estado avançado de degradação do seu edificado exterior, nomeadamente ao nível das telhados e caleiras (as quais ao longo dos anos tem ruído), patamares de acesso, portas e caixilharias das janelas e das infiltrações de água nas paredes exteriores viradas para o Rio Douro

O vereador da CDU na Câmara do Porto quer que a autarquia requalifique o único bloco do bairro S. Vicente Paulo que não foi demolido e estude a viabilidade de construir habitação a rendas controladas nos terrenos devolutos, onde se situavam as 200 habitações demolidas em 2008. A CDU irá apresentar na próxima reunião de Câmara uma proposta de recomendação paraque a CMP proceda à reabilitação deste bloco seja estudada a “viabilização de um projeto para os terrenos devolutos do bairro”, de forma a aumentar a oferta de habitação a custos e rendas controladas, assim como de equipamentos sociais”.

[cincopa AIFAgDLP-cmY]