Bairro Engº Machado Vaz necessita de requalificação urgente

A CDU alertou para a necessidade de requalificação urgente deste bairro municipal, na sequência duma visita realizada no dia 29 de Setembro por Pedro Carvalho, Vereador da CDU na Câmara do Porto, acompanhado por outros eleitos na Assembleia Municipal e na freguesia de Campanhã. Apesar de há muito tempo já estar programada a realização duma empreitada de beneficiação deste conjunto habitacional, a mesma tem vindo a sofrer sucessivos adiamentos.

Como conclusão desta visita ao Bairro Engº Machado Vaz, Pedro Carvalho verificou as péssimas condições de habitabilidade em que se encontram as casas e afirmou que “não pode haver adiamentos” da empreitada, programada para 2013, na sequência da requalificação do Bairro de S. Roque da Lameira. “Com estas pressões do ponto de vista orçamental, temo que haja aqui algum adiamento e que venha o argumento de que não há dinheiro”, sublinhou.

Os eleitos da CDU constataram que este conjunto habitacional precisa de obras profundas nas fachadas, varandas, caixilharias e pintura, por exemplo. O Vereador Pedro Carvalho defendeu também a realização imediata de um inventário do número de pessoas do bairro, designadamente mais idosas, que poderão ser “realojadas noutros bairros ainda antes deste Inverno”, para que não sofram com as humidades e infiltrações até à empreitada.

A má gestão do parque habitacional municipal pela Domus Social

A CDU alertou ainda para falta de eficácia e de eficiência da gestão do parque habitacional municipal que tem sido feita pela empresa municipal Domus Social. É o que acontece por exemplo com a existência de casas devolutas, que já foram requalificadas pela autarquia e que se encontram há mais de 3 meses por arrendar”. Tendo em conta os pedidos de casas, Pedro Carvalho vai questionar os serviços de habitação da câmara para tentar perceber o porquê das casas ainda não terem sido entregues a novos inquilinos.

Pedro Carvalho salientou ainda que, no âmbito das visitas que tem efectuado a bairros sociais, percebeu que “há um receio junto dos moradores” em relação a uma carta/inquérito que a câmara enviou a todos os inquilinos dos bairros municipais. “As pessoas receiam ter de pagar uma coima por terem feito obras no interior das casas ou serem obrigadas a repor a habitação no seu estado original”, afirmou. Preocupado com estes receios, o Vereador da CDU disse que irá questionar o executivo, na próxima reunião de câmara, sobre qual a finalidade desta carta enviada aos seus inquilinos. Pedro Carvalho entende que se os moradores não fizeram obras estruturais, se apenas melhoraram as suas condições de habitabilidade, mexendo em cozinhas e casas de banho, “não faz sentido” aplicar qualquer coima ou exigir a casa tal como estava originalmente.

Print Friendly, PDF & Email
Share