Coligação PSD/ CDS-PP chumbam proposta de gradualização das actualizações de renda nos bairros do IHRU

Foi recentemente anunciado, pelo presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Vitor Reis, a intenção de proceder a um brutal aumento de rendas no parque de habitação social do Estado, cujo aumento poderá chegar aos 150%. Esta medida pretende atingir um universo composto por 136 bairros com mais de 12.500 fogos a nível nacional. Na cidade do Porto, o IHRU gere 8 bairros, que possuem um total de 1.362 fogos.

No contexto de crise económica e social que o país atravessa e que atinge de forma particularmente dura as famílias que vivem nestes bairros.

No passado dia 15 de Julho o vereador da CDU, Pedro Carvalho, acompanhado de outros eleitos da CDU na Assembleia Municipal e da freguesia de Ramalde, visitou o Bairro de Ramalde do Meio, que é um dos conjuntos habitacionais gerido pelo IHRU. Durante o contacto com a população o Vereador da Cdu constatou uma realidade social, marcado por uma significativa redução dos rendimentos da família devido a diversas situações como o desemprego, os cortes salariais ou a redução das prestações sociais.

Na sequência desta visita, o vereador Pedro Carvalho apresentou na reunião de Câmara, realizada no dia 17 de Julho, uma proposta de recomendação em que se solicitava ao IHRU que o processo de ajustamento das rendas no parque habitacional do Estado se faça de forma gradual, num período mais distendido, com limites máximos anuais fixados, de forma a diluir no tempo o impacto desta medida sobre os rendimentos dos agregados familiares visados.

Esta proposta foi chumbada com os votos contrários da coligação PSD/ CDS-PP, tendo obtido os votos favoráveis da CDU e do PS.

Ler aqui texto integral da proposta de recomendação [link]