Câmara recusa adiar encerramento de jardim-de-infância do Bonfim

Na sequência de denúncias, por parte de pais e encarregados de educação, de que a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) pretendia proceder ao encerramento de diversos jardins de infância, nomeadamente no Bonfim, Aldoar, Ramalde e Santo Ildefonso, o vereador da CDU, Pedro Carvalho, realizou visitas a estes equipamentos sociais.

É principalmente o caso do encerramento do “Jardim de Infância Agostinho Jesus Sousa” que tem originado um forte movimento de contestação por parte dos pais e encarregados de educação das crianças que frequentam este equipamento.Este jardim de infância “tem actividade há 34 anos e serve cerca de 100 crianças, dos 3 aos 5 anos e cerca de 20 crianças dos 0 aos 2 anos, tem salas adequadas para as diversas valências, espaçosas e com luz directa, possui refeitório e copa, sendo as refeições confecionadas no local. Tem uma envolvência de espaços verdes, permitido um contacto directo com a natureza e possui um recreio com equipamentos adequados.

Nesta visita, realizada no dia 16 de Julho, o vereador da CDU, Pedro Carvalho, verificou que “”há orientações da Direção Regional de Educação do Norte para encerrar os jardins-de-infância e integrá-los nas escolas básicas do primeiro ciclo do agrupamento correspondente. Alguns dos jardins-de-infância que estão a encerrar têm condições óptimas”.

Na sequência desta visita, o vereador da CDU, Pedro Carvalho, apresentou uma proposta à Câmara Municipal do Porto, no dia 17 de Julho,recomendando o adiamento do encerramento deste equipamento social.

Esta proposta foi recusada pelos votos contra da coligação PSD/ CDS-PP, tendo obtido os votos favoráveis dos vereadores da CDU e do PS.

Ler aqui o texto integral da Proposta de Recomendação sobre o Jardim de Infância do Bonfim