CDU quer que Câmara abandone privatização da Águas do Porto

Na reunião de Câmara, realizada no dia 10 de Abril, o Vereador da CDU na Câmara do Porto, Pedro Carvalho, alertou para o erro estratégico que representava a proposta de privatização de parte do capital da empresa Águas do Porto e apelou a que se aproveitasse a anulação do concurso para se abandonar esta proposta.

Nesse sentido, a CDU apresentou uma proposta de deliberação em que defendia que “A Câmara do Porto delibera abandonar o processo de privatização da Empresa Municipal Águas do Porto, mantendo a gestão e exploração dos serviços de distribuição de água e de saneamento no concelho”.

Conforme defendeu o vereador da CDU “a Águas do Porto tem dado resultados positivos, o que demonstra que a gestão pública não tem necessariamente que dar prejuízo” e que “a rede de infraestruturas de água e saneamento está praticamente construída, não sendo, por isso, necessários investimentos extraordinários nos próximos anos”.

Pedro Carvalho notou ainda que os 30 milhões que a Câmara previa arrecadar com a cedência de 45 por cento do capital social da empresa ficam “muito aquém do seu valor patrimonial, uma vez que “a situação líquida da empresa, no fim de dezembro de 2010, era de 112,8 milhões de euros”.

A proposta apresentada pela CDU acabou por ser reprovada pelos votos contrários da coligação PSD/ CDS-PP, tendo obtido os votos favoráveis da CDU e do PS.

Ler texto integral da proposta

Print Friendly, PDF & Email
Share